sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Alter do Chão - Terra Encantada

Resultado de imagem para alter do chão

Por FRANCISCO SIDOU, jornalista

Destacar as belezas naturais de Alter do Chão [na reprodução de imagem da TV Tapajós] se torna até redundante diante de tantas matérias veiculadas em importantes veículos de comunicação, nacionais e internacionais, enaltecendo seus encantos.
Estamos voltando de cinco dias maravilhosos naquele recanto, já considerado o Caribe brasileiro. Pudemos então constatar que tudo que se fala de bem de Alter é a mais pura verdade. Praias paradisíacas, gastronomia excepcional, povo hospitaleiro e feliz, clima de sadia confraternização entre irmãos de várias nacionalidades, muitos já morando lá, atraídos sobretudo pela chance de viver com mais qualidade e menos estresse, em contato com a natureza exuberante e com a possibilidade de se banhar nas águas verdes do rio mais bonito do Mundo, que, sem dúvidas, é o Tapajós.
Entre outras observações, pude constatar que Alter do Chão hoje já pode ser considerada uma das "Esquinas do Turismo no Mundo", sobretudo ao ver os transatlânticos que passam ao largo por Belém atracarem lá, cheios de turistas alegres e abonados em dólares para gastar. Diria até que a tão temida Internacionalização da Amazônia já começou por Alter do Chão , não aquela ocupação estrangeira pela força, mas pela sadia convivência, emprego e renda que o Turismo globalizado pode proporcionar.
Essa não é uma ameaça, mas sim uma oportunidade de desenvolvimento que precisa ser acompanhada por ações governamentais que não atrapalhem, mas que favoreçam o crescimento do turismo em Alter do Chão e, de quebra, também em Santarém.
Vou revelar um segredo: estou seriamente inclinado a ir morar na Floresta Encantada de Alter e pedir inscrição na "ONG S.O.S Tapajós"... Espero que me aceitem como voluntário. E que a família também aprove.
Só um porém: a UPA de Alter está sem médicos há mais de cinco meses. A população da Vila precisa se deslocar até Santarém para receber qualquer atendimento médico. E o transporte coletivo também é deficiente.

Nenhum comentário: