quarta-feira, 13 de julho de 2016

Justiça do Trabalho em Macapá passa a funcionar com energia solar


O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região assinou contrato de fornecimento e instalação de sistema de energia fotovoltaico, mais conhecido como energia solar, no prédio do novo Fórum Trabalhista de Macapá​ (AP)​. A assinatura​ do inédito contrato ​foi realizada na presença de servidores da instituição, pelo Presidente do TRT8, Desembargador Sérgio Rocha e pelo proprietário e Diretor Técnico da empresa Servengloc, Jorge Viana de Castro.
Na ocasião​,​ o Presidente Sérgio Rocha destacou que o ​T​ribunal tem direcionado esforços para a ​implantação de sistemas de gestão sustentáveis, e a ​captação de energia solar é um passo importante neste processo. “Estamos colocando grandes expectativas neste projeto e grande confiança na empresa. Faço os votos que a obra seja exitosa​, com a certeza de estarmos construindo neste momento um novo paradigma pra os demais prédios da Justiça do Trabalho. O compromisso que temos é que os demais prédios da Justiça do Trabalho da 8ª Região terão projetos de geração de energia solar​,​ e assim damos nossa contribuição para um mundo melhor e mais responsável”, declarou.
De acordo com Jorge Viana, participar deste certame foi uma oportunidade única. “Nossa empresa possui uma expertise grande nessa área, com grandes projetos realizados, mas não com essa característica. Acho que no Brasil é o primeiro projeto dessa potência, 142 kw e em um Tribunal Federal”. O sistema será instalado na cobertura do ​novo ​prédio​ que abrigará o Fórum Trabalhista de Macapá​, que possui uma área construída de 9 mil m², sendo composto por 560 placas de energia solar, que terá capacidade de gerar energia suficiente para suprir 25% do consumo total do prédio. De acordo com o contrato, o prazo para a instalação é de 150 dias, o que​,​ de acordo com Diretor da empresa​,​ poderá ser reduzido, pois as placas já encontram-se no Brasil. A previsão de entrega do prédio do Novo Fórum Trabalhista de Macapá é setembro deste ano.
Para o Chefe da Seção Socioambiental do TRT8, Miltoniel Santos, que acompanhou a assinatura, dentre todas as ações que o Tribunal vem desenvolvendo em termos de sustentabilidade​,​ essa é a de maior impacto. “A energia solar vai dar um impacto bem positivo, porque o custo da energia realmente é muito alto e nada melhor do que começar um projeto desse em Macapá, que é justamente onde a linha do Equador passa e o sol está mais próximo​ da Terra​. Acredito que esse é o projeto de maior impacto em toda a história da sustentabilidade do ​T​ribunal​, e contribuirá para a implantação de sistema semelhante em outros tribunais brasileiros​”, destacou.
​Integrante da Comissão Socioambiental do TRT8 e Assessor de Comunicação Social do Tribunal, o servidor Edney Martins ​destacou a trajetória percorrida pelo sistema de justiça até este momento. "É importante que fique bem marcado que essa contratação só foi possível graças a todo um trabalho que vem sendo desenvolvido no Judiciário e, em especial, na Justiça do Trabalho. A elaboração do Guia de Compras Sustentáveis, a aprovação do Ato Conjunto CSJT-TST n.º 24/2014, a Resolução n.º 201/2015, do CNJ, a realização do I Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental da JT, aqui em Belém, no final do ano passado, tudo isso é uma construção feita a partir do envolvimento de conselheiros, magistrados e servidores que militam na área de sustentabilidade dentro desses Tribunais. O protagonismo por tornar isso real e prático é do TRT8, mas os passos para chegarmos até aqui foram dados por todo o sistema de justiça".

Fonte: TRT-8

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem dera que os processos trabalhista também tivessem a mesma celeridade.