quinta-feira, 30 de junho de 2016

Tourinho lidera votação para reitor na UFPA

Emmanuel Tourinho lidera a votação para a escolha do(a) novo(a) reitor(a) da Universidade Federal do Pará (UFPA) para os próximos quatro anos, é o que aponta o primeiro boletim parcial de apuração divulgado pela Comissão Eleitoral da Instituição, na madrugada desta quinta-feira, 30 de junho. O resultado final do pleito ainda não tem prazo para ser divulgado.
O prazo para divulgação do resultado deve-se à dimensão da votação. Ao todo, quase 49 mil pessoas, entre técnicos (2.419 mil), professores (2.718 mil) e estudantes (43.684 mil), estavam aptas a escolher entre as cinco chapas inscritas para concorrer ao mais alto cargo administrativo da UFPA. Os votantes estavam distribuídos em 87 seções eleitorais divididas em 51 municípios do Pará.
“A apuração vai demorar um pouco mais para analisar e divulgar os dados. São 49 mil pessoas que poderiam votar. Em cada seção eleitoral, foram apurados os votos de quem estava lotado na própria seção. Quem votou em trânsito, quem votou em separado por algum motivo e outros casos ainda serão trazidos para Belém e analisados, o que pode demorar alguns dias”, adianta Jane Beltrão, presidente da Comissão Eleitoral.
Dados parciais - Até o momento, foram contabilizados 1.586 votos de técnicos, 1.519 de docentes e 5.981 de discentes, o que representa 18,54% do total dos votantes. Porém ainda devem se somar a esses números os dados da votação nos demais campi da UFPA, localizados fora de Belém, e ainda a dos eleitores que votaram fora de seu lugar de votação (em trânsito).
Nas duas últimas consultas, realizadas em 2008 e 2012, foram às urnas, respectivamente, 27,9% e  5,25% dos eleitores da UFPA.
Até a divulgação do resultado final, a comissão pretende divulgar boletins parciais com os dados disponíveis e oficiais. “Entendemos que a comunidade está ansiosa para saber o resultado e as informações serão divulgadas de diversas formas, até extra oficialmente, pois os boletins de urnas serão conhecidos pelos mesários e pelos fiscais de cada uma das chapas, mas estamos comprometidos a divulgar esses dados o quanto antes”, assegura Jane Beltrão.
Candidatos – Os dados parciais já computados apontam um total de 4.501 votos para o professor Emmanuel Tourinho, 2.571 votos para o professor Edson Ortiz, 1.294 votos para a professora Vera Jacob, 534 votos para o professor João Weyl e 186 votos para o professor Erick Pedreira.
Emmanuel Tourinho recebeu até agora 773 votos de professores, 706 de técnicos e 3.022 de estudantes. Edson Ortiz recebeu 433 votos de professores, 657 de técnicos e 1.481 de estudantes. Vera Jacob recebeu 158 votos de professores, 163 de técnicos e 973 de estudantes. João Weyl contabiliza 122 votos de professores, 43 de técnicos e 369 de estudantes. Erick Pedreira recebeu 33 votos de professores, 17 de técnicos e 136 de estudantes.
E agora? - Mesmo quando o resultado da consulta à comunidade universitária for divulgado, o vencedor ou vencedora ainda não será reitor da UFPA. O resultado da votação será levado ao Conselho Superior Universitário (Consun) para ser homologado. O conselho também irá elaborar a lista tríplice com os três nomes que serão levados ao Ministério da Educação, que é quem nomeia o novo reitor.
O(a) novo(a) gestor(a) será imediatamente empossado, já que ele tem até o dia 16 de julho para assumir o cargo, ou seja, 60 dias após a renúncia do ex-reitor Carlos Maneschy, que ocorreu no último dia 17 de maio.
Serviço:
Todas as informações sobre a consulta à comunidade acadêmica estão disponíveis no site da Comissão Eleitoral, no endereço www.portal.ufpa.br/eleicoes2016/

Nenhum comentário: