segunda-feira, 13 de junho de 2016

Fechem o MP. E entreguem as chaves ao Congresso.



Aí não, crianças!
Aí já é por demais!
Espiem só essa notícia que saiu meio perdida, no pé da página 3 do primeiro caderno da "Folha", no último sábado (11).
É inacreditável o que se lê no segundo parágrafo: que senadores pretendem exigir do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, explicações sobre por que pediu ao Supremo que sejam presos os gigantes da ética Renan Calheiros, Romero Jucá e José Sarney.
Hehe.
Não descartem se os participantes dessa reunião a que se reporta a matéria estivessem bêbados quando discutiram essa imbecilidade.
Ora, Janot, a juízo do Espaço Aberto, realmente deve ter pisado na bola ao pedir a prisão de pessoas que, em conversa privada, apenas emitiram opinião contrárias à Lava Jato.
Por que o apenas emitiram? Porque uma coisa é Renan et caterva externarem alguma opinião sobre a Lava Jato. Outra coisa é executarem, é fazerem a opinião exposta.
Então, suponham que Renan dissesse, numa conversa gravada, o seguinte: "Eu acho que devemos explodir a Lava Jato". Pronto.
E daí que apenas dizer isso não configura crime algum. Agora, se Renan, depois do que disse, agisse concretamente para explodir a Lava Jato. Aí sim, teríamos configurado o crime de obstrução da Justiça.
Por isso, repita-se, parece que Janot pisou na bola, a menos, é claro, que ele tenha elementos desconhecidos por todos nós para demonstrar que, concretamente, os alvos dos pedidos de prisão agiram concretamente para explodir com a Lava Jato.
Agora, exigir que Janot presta explicações ao Senado é uma brincadeira. É uma piada de mau gosto. É uma estultície difícil de acredita, eis que partida de políticos que não são virgens em política.
Janot representa o Ministério Público.
E o Ministério Público tem independência para fazer o que Janot fez, abstraindo-se, fique bem claro, o mérito do pedido formulado.
No dia em que o Ministério Público, no exercício de suas atribuições - e nada indica que Janot as tenha desbordado -, tiver que oferecer explicações ao Legislativa, então é melhor fechar o MP e entregar as chaves a Suas Excelência os dignos parlamentares.
Ou não?

Um comentário:

Anônimo disse...

É hilariante. Aa raposas querem ser donas do galinheiro. KKKKKKKKKK
Deveri cercar de grades o congresso e só deixar saírem os sem ficha suja. São poucos.