segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Inscrições para viagem jurídica à Alemanha terminam hoje

Instituições da democracia moderna na Alemanha estão no roteiro de viagem de um grupo de universitários e de profissionais paraenses, da área de Direito. Em outubro, vão conhecer o Tribunal Constitucional Alemão e o Superior Tribunal de Justiça, na cidade Karsruhe, localizada no estado Baden-Württemberg. Visita extraordinária, ciceroneada por funcionários que irão explicar e mostrar como funcionam os tribunais alemães. O Instituto Amazônico-Germânico (IAGE), responsável pela iniciativa, aguarda inscrições até a próxima segunda, dia 31.

As instituições de ensino superior das cidades de Frankfurt, Heidelberg, Göttingen e Berlim integram o roteiro da viagem, também. Assim como, as cidades de Nuremberg, Weimar e Potsdam; e ao campo de concentração de Sachsenhausen, ativo durante a Segunda Guerra Mundial, na cidade de Oranienburg, em Brandemburgo. As visitas vão ser realizadas no período de 11 a 22 de outubro, com o número máximo de 30 pessoas.

“Os lugares que serão visitados são de uma importância significativa para a Alemanha e para o mundo. Este ano, são comemorados os 70 anos da libertação do Nazismo. Sete décadas após o fim do regime criado por Adolf Hitler, esse grupo conhecerá instituições modernas, que acompanharam o tempo da história. A cidade de Nurenberg, por exemplo, era a sede do Nazismo e, hoje, é significativa na área cultural. E o Tribunal Constitucional Alemão e o Superior Tribunal de Justiça surgiram no pós-guerra, nos anos 50”, ressalta o professor Francisco Rodrigues, diretor do IAGE, fundado há cerca de 15 anos, na capital paraense. Como organizadores, estão também, os professores de Direito, Saulo de Matos, da Universidade Federal do Pará; e Ivanilson Raiol, da Universidade da Amazônia.

Destinado ao público acadêmico, o IAGE é um centro de ensino, cultura e pesquisa de língua alemã. Sua sede, onde os interessados podem obter informações mais detalhadas, está localizada à Av. Governador Magalhães Barata, 695, Ed. Tropical Center, sala 603, São Braz (entre Tvs. 9 de Janeiro e 3 de Maio). E, ainda, pelos telefones (91) 3229-7285 e 98858-5530 (whatsapp). Há, também, o site: http://www.iage-online.com.br/cms/ e o e-mail: iage@iage-online.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: