quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Edmilson cobra solução para a crise da Susipe

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) requereu que o governo do Estado adote providências imediatas e eficazes para enfrentar o grave problema da falta de segurança nas unidades prisionais do Estado, a fim de efetivamente conter as fugas e rebeliões. O requerimento foi protocolado na Assembleia Legislativa do Pará, nesta terça-feira, 17. No último dia 11, 31 detentos do Presídio Estadual Metropolitano (PEM I) fugiram após rebelião armada. Com essa ocorrência, já foram registrados este ano pelo menos cinco fugas de detentos no Pará, três tentativas de fuga e três rebeliões.
"Não é possível tapar o sol com a peneira. É preciso realizar um amplo debate sobre a dramática situação de todo o sistema prisional paraense, sem, evidentemente, excluir a apuração rigorosa e transparente das responsabilidades pela grave falha de segurança ocorrida no PEM I. O que não se deve permitir é a escolha de um pequeno grupo de funcionários como bodes expiatórios enquanto as causas estruturais são, mais uma vez, deixadas de lado. A fuga do PEM I está longe de ser um fato isolado", ressalta Edmilson, no documento.
O psolista informou que estarei convocando uma audiência pública junto com o Sindicato dos Servidores Públicos do Pará (Sepub) a fim de ampliar o debate sobre a crise do sistema prisional paraense. A data ainda não foi marcada. Serão convidados a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), a Polícia Militar, a representação dos trabalhadores da Susipe, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB-PA), o Ministério Público do Estado, o Ministério Público Federal, a Sociedade Paraense dos Direitos Humanos e a Comissão de Justiça e Paz da CNBB Norte 2.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Um comentário:

Anônimo disse...

Se não tem segurança nas prisões, magina no resto do estado!!!!