sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Rádios investem em comentários nos desfiles de carnaval

Do Comunique-se
Por Renata Cardarelli

As pessoas que forem ao sambódromo e quiserem ouvir detalhes e comentários de especialistas sobre o desfile das escolas de samba podem levar o bom e velho radinho de pilha. Grandes emissoras brasileiras apostam na participação de professores, estudiosos, ex-coreógrafos e carnavalescos na cobertura do Carnaval deste ano.

O coordenador de programação da Jovem Pan AM, José Armando Vannucci, defende que a cobertura do rádio “vai muito além da televisão”, por causa da participação de especialistas no assunto. “Quando a gente coloca uma especialista em folclore ou história, agregamos informação para o ouvinte. A pessoa pode até assistir na TV Globo, mas, na Pan, ela terá informações, como a história da escola ou o porquê de cada alegoria”.

A Jovem Pan transmitirá os desfiles do grupo especial de São Paulo nesta sexta, 8, e sábado, 9. No domingo, 10, a reportagem estará dividida entre a cobertura do grupo especial carioca e do grupo de acesso paulistano. A noite de segunda, 11, será dedicada à Marquês de Sapucaí. 

O ‘Jornal da Manhã’ terá edição extra no domingo, das 6h às 9h, com Anchieta Filho. Além disso, na terça-feira, 12, o programa ‘Rádio ao Vivo’ será especial em função da festividade. A atração vai ao ar com uma entrevista exclusiva com a cantora Ivete Sangalo, que falará sobre a importância do Carnaval para impulsionar sua carreira. Durante toda a ponte do feriado, os boletins ‘Som Memória do Rádio’, assinados por Patrícia Rizzo, resgatam histórias e nomes, como do compositor de marchinhas Braguinha e do apresentador Chacrinha. 

Apostando na cobertura jornalística e na prestação de serviço, a Rádio Bandeirantes AM vai exercer “aquilo que ela faz de melhor”, destaca o diretor de jornalismo, José Carlos Carboni. Ele afirma que a festa não é composta apenas por imagem e que há muitas histórias para serem contadas. “Carnaval é imagem, mas também é som e história. Nós usaremos as duas pernas: o som e a imagem. A Bandeirantes antecipou a cobertura com uma visita aos barracões. Isso será relatado durante a cobertura, os âncoras contam essa história, intercalando com o som da avenida”.

Marquês de Sapucaí
No Rio de Janeiro, a Super Rádio Tupi transmite pela primeira vez os desfiles das escolas do grupo de acesso. A emissora aposta em análise e promove o prêmio “Tupi Carnaval Total”, em que os comentaristas convidados e os ouvintes elegem a escola que teve o melhor desempenho na avenida. Os ouvintes também podem votar nos dez quesitos por meio do hotsite “carnaval.tupi.am”. 

Também com programação local, a Rádio Globo do Rio de Janeiro aposta em debates com especialistas, artistas e nomes identificados com o Carnaval da cidade. “Nossa preocupação é com o carnaval analítico e com a cidade do Rio de Janeiro. Vamos cobrir todos os desfiles da série A [especial], como da série B [acesso]. Vamos debater o resultado das escolas”, explica Soares Júnior.

Um comentário:

Anônimo disse...

Querido P&B,

Quando lí o título do post fiquei entusiasmado, confesso!

Então , finalmente , nossas emissoras iriam investir em produção da informação e tratar o ouvinte como ele deve ser tratado, com respeito e a prestação de um correto e honesto serviço que justifique , enfim, a concessão pública que cada empresário recebeu gratuitamente do governo!

Quando adentrei o texto, oh! decepção - refere-se apenas as emissoras do eixo Rio/SP...

Neste deserto de informação tudo continua "como dantes no quartel de Abranches ".

Ou quase . Prá sermos justos com voce e tantos outros que se esforçam - e muito - para continuarmos em busca do melhor informe.

Mas, que fique registrado minha decepção e protesto contra nossa penúria radiofônica.

Bom carnaval prá voce!