terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Moção propõe desagravo ao presidente nacional da OAB

O conselheiro da OAB-PA Ismael Moraes vai propor na sessão ordinária de hoje à noite, do pleno da Seccional, que a entidade aprove uma moção pública de desagravo ao presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcante, por ter sido alvo de acusações por parte do presidente afastado, Jarbas Vasconcelos.
Ismael, até ontem à noite, estava consciente de que sua proposta de moção pode não ter a adesão de todos os conselheiros, mas garantia que, mesmo assim, deverá submeter a proposição aos conselheiros seccionais.
“Agora que os Ministérios Públicos federal e estadual concluíram terem sido meras denunciações caluniosas, chegou o momento de assumimos a nossa responsabilidade, a nossa obrigação de manifestar com energia o repúdio, a indignação e a nossa disposição de preservar a Instituição rechaçando as condutas abjetas que buscam desconstruir os valores que ela representa. Queremos compartilhar com toda a sociedade brasileira este manifesto, para que a OAB permaneça como referencial inabalável dos anseios constitucionais da sociedade civil”, diz um trecho da moção.
Abaixo, a íntegra do documento.

------------------------------------------


MOÇÃO DE DESAGRAVO

MOÇÃO DE DESAGRAVO
Os conselheiros seccionais signatários, com base no art. do Regulamento Geral, propõem ao Conselho Estadual o seguinte desagravo público à pessoa do Dr. Ophir Filgueiras Cavacante Jr., eminente Presidente do Conselho Federal da OAB:
“Não apenas os advogados e a sociedade paraenses, mas toda a sociedade brasileira esteve como espectadora do implacável ataque moral infligido à simbiose da Presidência Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e à pessoa do Dr. Ophir Cavacante Jr., ocupante do cargo máximo e personificação simbólica dos próprios valores da Advocacia Brasileira, cuja conduta tem dignificado e honrado o amálgama que encerra.
Até então, nós, os conselheiros estaduais signatários, mantivemos a serena postura de esperar a locução criteriosa das autoridades judiciárias e do Ministério Público, demonstrando não nos imbuir, preconcebidamente, quaisquer partidarismos, conchavos ou corporativismos incondicionais, que tanto a OAB condena nas outras instituições da República. Mantivemos essa postura, ainda que a obtusidade das imputações não pudesse em qualquer momento esconder os indisfarçáveis desideratos emulativos dos seus proponentes, vinculados à pessoa do Dr. Jarbas Vasconcelos do Carmo que, afastado do cargo de Presidente da Seccional do Pará, por inominável ato de improbidade, busca, encegueiradamente, vingança a qualquer custo àqueles que não aderiram a sua pretensão sôfrega e doentia por impunidade.
É este desagravo para demonstrar, também, que existe grande unidade da advocacia em torno da idéia de preservação do único verdadeiro patrimônio que a OAB possui: o moral e o ético.
Assim, após a análise rigorosa dos poderes constituídos, agora que os Ministérios Públicos federal e estadual concluíram terem sido meras denunciações caluniosas, chegou o momento de assumimos a nossa responsabilidade, a nossa obrigação de manifestar com energia o repúdio, a indignação e a nossa disposição de preservar a Instituição rechaçando as condutas abjetas que buscam desconstruir os valores que ela representa.
Queremos compartilhar com toda a sociedade brasileira este manifesto, para que a OAB permaneça como referencial inabalável dos anseios constitucionais da sociedade civil.
Pretendemos, registre-se e insista-se, não apenas cumprir uma obrigação: queremos ter a honra de, exercendo o dever, dignificar nossos mandatos e defender o Presidente Nacional, Dr. Ophir Cavalcante Jr., que para nossa felicidade é um paraense que honra a estrela destacada do Pará no flâmulo nacional.

3 comentários:

Anônimo disse...

RENUNCIAR AO CARGO DE PRESIDENTE É MELHOR
Sou advogada já faz 30 anos de militância e, sinceramente, discordo da nota até porque eu e meus pares não foram consultados.Muito menos a sociedade paraense e brasileira.Isso causa riso.
RENUNCIAR AO CARGO DE PRESIDENTE É MELHOR
A prudência e a ética recomenda que primeiro se apure tudo exaustivamente em todas as instâncias administrativas e judiciais antes de emitir nota de apoio a este ou aquele membro da OAB do Pará em disputa política. Por sinal, tenho uma sugestão/indagação:por que ambos disputantes não renunciam ao cargo e se defendem sem usar a estrutura da Seccional? A OAB nacional está sangrando com esse escândalo.
RENUNCIAR AO CARGO DE PRESIDENTE É MELHOR. Ninguém mais acredita em sofismas.

Anônimo disse...

Parabéns!! Isso é uma resposta ao Jarbas e seus séquitos que caluniam e difamam o presidente do CFOAB numa vã tentativa de atingir-lhe.

Anônimo disse...

Parabéns Ismael. Você é O CARA!
O CARA que detonou Jarbas e sua turma e sempre foi o mais corajoso de todos. Tome as iniciativas corretas e continuará prestigiado pela classe.