terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Jarbas: "Eu caio. Mas outros cairão comigo"

Não foi por acaso que o presidente afastado da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, escolheu justamente uma segunda-feira, a de ontem, para ingressar perante o Conselho Federal da Ordem com representação contra o presidente nacional da entidade, Ophir Cavalcanti, pedindo que ele tenha sua licença de advogado cassada e seja afastado da presidência. A segunda-feira foi escolhida por duas e boas razões.
A primeira: por ser a segunda-feira imediatamente depois do plebiscito, que até então galvanizava as atenções de todos os paraenses e, em boa parte, da mídia nacional.
A segunda: por ser o dia de ontem o que antecede a reunião da Segunda Câmara, que hoje à tarde, a partir das 14h, vai apreciar, conforme adiantou o Espaço Aberto, quatro pedidos de exceção formulados por três advogados implicados no caso da venda de um terreno, em Altamira, para o advogado Robério D'Oliveira.
Um dos pedidos, de exceção de incompetência, foi formulado pelo próprio Jarbas Vasconcelos contra o conselheiro federal - e integrante da Segunda Câmara Walter Carlos Seyfferth, de Santa Catarina.
Como o blog explicou, ainda não é o exame de mérito das defesas apresentadas pelo presidente afastado da OAB e outros seis advogados - quatro deles diretores da Seccional do Pará -, que respondem a processo disciplinar.
Mas é certo que uma eventual decisão da Segunda Turma, rejeitando as exceções, começará a reduzir ainda mais a margem de manobra de que Jarbas Vasconcelos passará a dispor, no âmbito administrativo, para evitar que responda a um processo disciplinar capaz de custar-lhe a exclusão dos quadros da advocacia.
Pois é isto, a exclusão da advocacia, que o presidente afastado se empenha em fazer aprovar como punição a Ophir Cavalcante, a quem ele atribui uma responsbilidade proporcional a seu cargo pela intervenção que o Conselho Federal decretou em outubro passado na Seccional paraense e pela consequente abertura do processo disciplinar contra ele, Jarbas Vasconcelos, e mais seis advogados.
Mais do que nunca, Jarbas cumpre à exaustão os rito prescrito pela divisa que passou a adotar nas batalhas que passou a travar: "Eu caio. Mas outros cairão comigo".

Um comentário:

Anônimo disse...

O famoso abraço do afogado...Angela deve estar morrendo de arrependida de ter patrocinado o acordo entre Ophir e Jarbas...
Se arrependimento matasse heim????