segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Jarbas Vasconcelos pede cassação de Ophir Cavalcante

Do G1

 

O presidente afastado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Pará, Jarbas Vasconcelos, entrou com uma representação no Conselho Federal da OAB, nesta segunda-feira (12), contra o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcanti.

Na representação, Vasconcelos pede a cassação da licença de advogado de Ophir, o afastamento dele do cargo de presidente e a formação de uma comissão de ex-presidentes da OAB para investigar as denúncias.

A assessoria do presidente nacional da OAB afirmou que prepara uma nota em resposta às denúncias.

A representação na OAB foi protocolada a partir de duas ações populares que tramitam na Justiça estadual e federal. As ações o acusam de receber remuneração como procurador do Pará, mesmo estando há 13 anos licenciado do cargo; de prestar serviços para estatais paraenses; de advogar contra o estado Pará; e de contar tempo de serviço na Universidade do estado, mesmo há 10 anos licenciado.

"Independente da posição do poder Judiciário, a OAB tem o dever, como instituição, porque essa sempre foi a sua postura, de se pronunciar sobre esse caso. Penso que o Conselho Federal deva afastar seu presidente para que tenha liberdade na apuração dos fatos", disse Jarbas Vasconcelos.

Durante seu mandato, segundo Vasconcelos, Ophir Cavalcanti sempre foi crítico da corrupção no Brasil e, portanto, "deve dar o exemplo".

"Ele deve dar o exemplo agora que ele sempre exigiu que fosse dado pelas autoridades públicas. Então, recentemente, os ministros que caíram dos ministérios, ele exigiu o afastamento de todos. Então ele agora tem o dever de se afastar também", afirmou Vasconcelos.

Em outubro de 2010, o Conselho Federal da OAB afastou o autor da representação, Jarbas Vasconcelos, e quatro membros da diretoria da seccional do Pará após constatação de irregularidades em venda de terreno da OAB na cidade de Altamira.

"A intervenção do estado do Pará é uma retaliação a mim. Aqui é uma guerra entre Davi e Golias. O presidente nacional da OAB determinou intervenção no Pará porque queria calar o presidente da seccional do Pará. (...) Eu me sinto um perseguido político dentro da minha própria instituição", afirmou o presidente afastado.

A representação foi protocolada no Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB. Este conselho é formado por três conselheiros de cada estado e é também o responsável por dar o parecer a respeito das denúncias. No entanto, Vasconcelos pede a formação de uma comissão de ex-presidentes para possibilitar maior isenção nas investigações.

11 comentários:

Anônimo disse...

OPhir é íntegro e não se curvou às pressões e ameaças. E não se curvará, é o que esperam os advogados paraense. Continue firme, Dr. Ophir! O senhor tem o apoio dos advogados e dos
Procuradores do EStado, que já se manifestaram em nota pública.

Anônimo disse...

PB, os advogados paraenses, em especial os de Belém e de Altamira, sabem quem é quem. Quero parabenizar o Dr. Ophir e a Dra. Angela, que não se curvam a quem envergonhou a classe.

Anônimo disse...

Ele está é indignado com o resultado de uma pesquisa feita entre os advogados. 85% da classe quer a permanência da intervenção na OAB-PA. Mas ele e seus prepostos continuarão a vingança contra as pessoas que não jogaram a sujeira pra baixo do tapete.

Anônimo disse...

A Perereca da Vizinha publicou uma entrevista com Jarbas, no iníico do ano, onde ele diz que os homens gostam de represálias... É, ele é o primeiro a gostar de represálias. Coitado, se estava morto, agora tá enterrado no Conselho Federal.

Anônimo disse...

Paulo, quem conhece todo esse angu sabe quem é quem. Os advogados sérios sabem quem é Ophir e descobriram agora quem é Jarbas e sua turma. Eles atacam pessoas sérias porque já estão perdidos e não tem mais nada a perder. A não ser uma boa indenização por danos morais, que eu já estaria providenciando se fosse OPhir.

Anônimo disse...

A grande verdade é que ao final e ao cabo Ophir Cavalcante e Jarbas Vasconcelos saem menores que entraram na OAB. Um enrolado no caso da venda do terreno de Altamira o outro encriquilhado em contratos com empresas do Governo do Estado enquanto está cedido da PGE para a OAB, uma pena, nos dois casos.

Anônimo disse...

A OAB NACIONAL bem que manteve o sigilo das maracutaias. Mas ele mesmo quer revelar ao Brasil todo, se fazendo de vítima. Não tem a menor noção do ridículo de seus atos. OPhir, não se dobre a petralhas que querem lhe calar e calar a advocacia paraense.

Anônimo disse...

Jarbas foi afastado por atos de improbidade e não se conforma de não ter sido protegido por Ophir e pelos conselheiros federais do Pará. Agora só pensa em se vingar. Se EU FOSSE OPHIR, pedia proteção policial. Ele não sabe o que é uma pessoa com ódio.

Anônimo disse...

OAB parece que virou casa de mãe Joana

Anônimo disse...

É o Ophir da picada!

Anônimo disse...

ô anônimos(as) das 20:17 e 22;29peguem leve.

Não abusem do seu direito de expressão.

Só para o seu comando cada autor, em causa própria ou através de seu advogado, é por natureza parcial. Por conta disso articula o que lhe parece verdadeiro.

O réu, idem, idem.

Até decisão transitada em julgado não haverá vencido e muito menos vencedor.

Menos ainda têm vcs o direito de julgar quem quer que seja.

Portanto, fiquem na sua, sem precipitações, sem açodamento.

O Estado-Juiz declarará o direito em cada processo envolvendo o pessoal da OAB-PA e da OAB Nacional.

Deu para entender ou quer que eu desenhe?