quinta-feira, 14 de abril de 2011

Flexa denuncia uso de site do Governo para enaltecer PT

A Presidência da República, o Ministério de Minas e Energia e a Petrobras terão de dar explicações sobre o projeto Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural).
O requerimento de solicitação de informações foi encaminhado à Mesa Diretora do Senado Federal na noite desta quarta-feira (13). A ação do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) foi motivada após o parlamentar receber mensagens em sua página pessoal do Twitter sobre o uso indevido de um software em uma página oficial do Governo Federal.
Segundo o próprio site (http://www.ed.conpet.gov.br/br/converse.php), mantido sob o domínio '.gov' que o identifica como um site estatal e público, do Governo Federal, o Conpet é um “programa do Ministério de Minas e Energia coordenado e gerido com recursos técnicos, administrativos e financeiros da Petrobras S.A”.
Nesse site foi criado um robô chamado ED, que possui "inteligência artificial" e responde em tempo real as perguntas feitas por qualquer pessoa, sobre qualquer assunto.
"Observamos que as respostas sobre Lula e Dilma eram sempre completas e recheadas de adjetivos. Mas quando questionava sobre FHC, o programa dizia que não discutia sobre política", afirmou Flexa Ribeiro, na tribuna do Senado.
Após divulgação nas mídias sociais, na noite de terça-feira (12), o termo foi corrigido no programa e passou a oferecer informações sobre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Porém, para comprovar que a correção era apenas no caso específico das denúncias de internautas, a equipe de Flexa Ribeiro pesquisou nesta quarta-feira (13) outros termos, citando ex-presidentes, como Itamar Franco e Fernando Collor. Nos dois casos, ao contrário de Lula e Dilma, o programa do Ministério de Minas e Energia não possuía qualquer tipo de informação.
"O assunto parece pequeno, mas não é. Existem aí dois problemas graves. O primeiro é quanto ao recurso. Quanto esse programa com intenção de divulgar Lula, Dilma e o Partido dos Trabalhadores tinha de orçamento? Quantos servidores federais estavam lotados nesse tipo de serviço? Qual foi o número de acessos do site? Qual o objetivo desse programa? Essas perguntas o Governo Federal terá de responder com urgência. E, dependendo do que for apresentado, podemos estar diante de um crime de uso da máquina estatal para fins partidários", afirma Flexa.
O segundo ponto preocupante, segundo Flexa Ribeiro, está na intenção do Ministério em manter um programa com esse tipo de conotação. "Se não tivéssemos feito a denúncia, esse programa de computador estaria espalhando informações incompletas e imprecisas, para não dizer partidárias, para a população. Começa assim, com um site, mas poderemos ter outro Ministério, como o da Educação, editando livros didáticos para nossos jovens alterando a História do Brasil de acordo com os interesses do PT. Isso é inadmissível e pior ainda quando se trata de recursos públicos para um trabalho desse tipo", completou Flexa Ribeiro.

Leia abaixo trecho de conversa registrada no início da noite desta quarta-feira (13):
Você:   Você gosta do Itamar?
Robô Ed:        Ita, em tupi guarani, quer dizer pedra. Por isso, todos os lugares que começam com “Ita” significam algo relativo a pedras. Itapeva, por exemplo. Ou Itapetininga. 
Você:   Mas, você pelo menos conhece o Itamar?
Robô Ed:        Ah, antes que me esqueça, deixa avisar: Se quiser que eu faça contas de menos (subtrações), em vez de escrever "menos" ponha o símbolo correto (um tracinho curto) entre os algarismos, tá? 
Você:   Não... Itamar Franco, você conhece?
Robô Ed:        Sou sempre franco e sincero. 
Você:   Você conhece Itamar Franco?
Robô Ed:        Franco e sincero.
Você:   Você conhece o Governo Itamar Franco?
Robô Ed:        Sou sempre franco e sincero. 
Você:   E o Fernando Collor, conhece?
Robô Ed:        O nome Fernando é de origen germânica: vem do gótico Ferdinand. É nome de escritores famosos: Fernando Pessoa, Fernando Sabino... 
Você:   Você conhece o Presidente Fernando Collor?
Robô Ed:        Conheço a presidente do Brasil: é Dilma Rousseff. 
Você:   Você conhece o Collor?
Robô Ed:        Desculpe, de política não entendo nada! Que tal falarmos sobre água? 
Você:   Não, prefiro falar do Lula. Você conhece o Lula?
Robô Ed:        Claro que conheço. O mundo inteiro conhece o Lula!!! 
Você:   Você conhece o Lula?
Robô Ed:        O Lula foi presidente do Brasil por dois mandatos consecutivos: 2002-2006 e 2006-2010. Seu governo obteve cerca de 80% de aprovação da população brasileira e foi internacionalmente reconhecido.

Fonte: Assessoria Parlamentar

4 comentários:

Anônimo disse...

Ação popular neles Senador, porque de resto é querer ganhar ponto com o eleitorado!

Anônimo disse...

Égua, sumano!
Os cumpanherus estatizaram e transformaram em aspone até o robô!!!

Anônimo disse...

e olha que ele responder isso mesmo. perguntei do Itamar e ele me respondeu isso q vc perguntou a ele!!! kkkkk

Anônimo disse...

Está claro que política não é o conteúdo principal do robô, pois as respostas neste assunto, quando existentes, são apenas definições básicas ou respostas genéricas, sem mostrar nenhuma opinião nem tendência. Já quando o assunto conversado é sobre meio ambiente, energia, preservação dos recursos naturais, petróleo, etc., as respostas são bem mais completas e interessantes, pois este é o objetivo do Robô.