quarta-feira, 23 de março de 2011

Exibir o Legislativo favorece a transparência

Legislativos - todos, todinhos, sem exceção, do Oiapoque ao Chuí - deveriam fazer como já fazem muitos: oferecer transmissões em canal aberto de televisão, para que a sociedade acompanhe suas atividades.
A apreciação vem a propósito da mobilização de senadores paraenses, que tentam trazer pra cá as transmissões - em canal aberto, é claro - da TV Senado e da Rádio Senado, que deverão chegar a Belém em três meses.
Onde estavam, aliás, nossos deputados federais que não entraram de cabeça, pés e mãos nessa mobilização?
Enfim...
O Legislativo se diz, quase sempre, o poder mais transparente da República.
Hehehe.
Mas só porque ele quer.
Se fosse o mais transparente, o Senado, só para dar um exemplo, não teria produzido durante anos trocentos atos secretos.
Da mesma forma, a Assembleia Legislativa não teria promovido um carnaval - no mau sentido, é claro - na folha de pessoal.
Está bem que transmitir as atividades de uma Câmara Municipal, de uma Assembleia Legislativa ou mesmo do Congresso Nacional não transformará essas casas em abrigos de vestais.
Mas o simples fato de expor vereadores, deputados e congressistas aos olhos do distinto público já poderá ser um fator inibidor para que se aventurem em adotar posturas, digamos, nada republicanas e que se sintam estimulados a sintonizar-se mais com os interesses coletivos.
E fazer com que parlamentares estejam em sintonia, verdadeiramente, com os anseios populares já é muito.
Aliás, é muitíssimo.
Porque, muito embora todos tenham sido eleitos pelo voto popular, muitos - muitíssimos - nem sabem por quê e nem por quem foram eleitos.
Só podem, portanto, legislar em causa própria.
Aliás, só podem fazer tudo em causa própria.
Alguém ainda duvida disso?

Nenhum comentário: