segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Estação, Mangal, Parque. As marcas da degradação.

De um Anônimo, sobre a postagem Onde está o dinheiro para a manutenção do Mangal?:

A situação de descaso não é só com o Mangal, experimente usar o banheiro da Estação das Docas uma verdadeira imundície,portas que não fecham, chão alagado.
Dê uma voltinha pelo Parque da Residência tudo degradado. A escultura do poeta Ruy Barata toda escalpelada.
Ande mais um pouco, chegue até o Hangar e dê uma olhada nos vidros: tudo quebrado ou trincado por lá.
Enfim, o descaso é amplo, geral e irrestrito. Uma vergonha o que esse governo fez, só comparável ao que fez aquele que se diz prefeito de Belém.
Dá vontade até de cantar: "vamos fugir desse lugar..."

10 comentários:

Anônimo disse...

Em compensação a Alpa tai, o Polo de Biodiesel tai, as eclusas estão ai, quem mora no interior do estado tá vendo as rodovias asfaltadas, mas claro, quem mora em Belém quer saber é do Mangal, da Casa das Onze Janelas, da Estação da(s) Do(ndo)cas...

Eta povinho pra pensar pequeno essa elitizinha biriteira e preguiçosa de Belém.


É por isso que tão dizendo aqui em Paragominas que pra salvar esse povinho preguiçoso da capital terão que importar dos cabras do interior, Sidnei e Tião Miranda, respectivamente, de Paragominas e Marabá.

Não fosse esses dois interioranos o governo Jatene teria no futuro a apresentar apenas mais alguns botecos como os citados atrasmente (como diria Odorico Paraguaçu).

Acordem, o Pará é muito mais do que Mangal e cia.

E dizer que o Hangar, essa sim uma obra que merece respeito e é importante para o Pará, está em completo abandono é pura bobagem, o desgaste ali verificado é decorrente do uso e o espaço recebe a necessária manutenção.

Para o bem do povo paraense, é preciso libertar o Pará dessa elite oca, desorientada, narcisista e descomprometida com os rumos do povo.

Otávio
Paragominas/Belém

Anônimo disse...

Neste desGoverno da Ana Julia o bom é quanto pior melhor. Reclamei junto a Secretaria de Cultura a tempos atraz sobre o estado de escultura do Ruy Barata e eles nem ligaram e olhem que esta escultura esta praticamente no quintal da Secult e vai ver que os Secretários que la passaram não viram isto, que tal uma consulta com o "oftalmologista" Dr. Duciomar para que eles enxerguem estas coisas de ruim que fizeram neste pifio desGoverno. Este desGoverno que ora finda me da saudade do Governo Carlos Santos!

Anônimo disse...

Bem lembrado. Passei por Belém depois de dois anos ausente. Fiquei impressionada com a manutenção desses equipamentos, que no meu entendimento, são atrações turisticas, que geram emprego, geram renda. mpregam garçons, motoristas de taxis, vendedores...Seriam essas categorias ricas, para o governo que agora se despede? Quanto o Estado deixou de arrecadar com esse descaso com o turismo? Quanto o Estado terá que desembolsar para manter esses atrativos no seu melhor estado? Na Argentina, a área portuária independe de sigla partidária. Em Portugal tbm. Pqem Belém do Pará, a unica cidade a dispor de uma área portuária urbanizada tem que ser sucateada como pretendem os petistas, achando tratar-se de obras para os ricos. E os empregos gerados? Lamentável, essa pequenez partidária. E para quem não sabe, a Estação das Docas, assim como o Hangar são geridos por Organizações Sociais, capazes de gerar recursos. Depois do que vi, voltei com a certeza de que o PT foi o pior gestor que o estado do Pará já teve. Ah, e para o Otávio de Paragominas, acima, as obras federais foram concluídas, e a Alpa não é obra de governo, e sim da iniciativa privada. Adeus aos maus gestores. Adeus aos predadores. Adeus as Anas e Joanas,que como mulheres deveríam ao menos saber cuidar. Bye. Fátima, de Marabá

Anônimo disse...

Dudu é fichinha diante do desgoverno Ana Júlia.

Anônimo disse...

Até os motoristas de táxi em Belém já prevêem que os tucanos, se fizerem o básico em termos de administração, ficarão no poder por 16 ou 10 anos; ninguém quer nem ouvir falar no retorno do PT ao governo estadual.

Mas o mais incrível é que os petistas continuam sem fazer nenhuma autocrítica e ainda tentando nos fazer convencer que perderam a eleição porque a comunicação do governo foi mal e não conseguiu, portanto, exibir as muitas obras (?) que realizou. Só Freud explica esse caso extremo de autoilusão.

Fico a pensar o que, se fosse vivo, o Ruy Barata, com quem conversei uma vez (no bar, é claro!), diria do governo desastrado da arquiteta Ana Júlia... Tenho uma idéia, mas não ouso dizê-la por razões óbvias.

Anônimo disse...

Cara Fátima, é claro que a Alpa é obra privada, acaso afirmei aqui que é pública? porém, não esqueça que essa "obra privada" (na verdade, a concretização da verticalização da indústria mineral paraense) impulsionará a economia de Marabá de forma jamais imaginada. E só veio para o Pará porque um governo ousou criar condições para isso.

E não esqueça principalmente, que foi por pensar a Alpa apenas como uma "obra" - e não perceber o potencial multiplicador da economia - que Jatene a perdeu para o Maranhão.

Não esqueça principalmente que foi a tenacidade de Ana Julia que convenceu o todo poderoso Roger Agnelli, o todo poderoso da Vale - e antes que você negue, ele mesmo reconheceu isso em público, ai mesmo na sua cidade - a implantar a Alpa no Pará e não Maranhão.

Essa história de que a Estação das Docas gera emprego e tem importância econômica é a prova do raciocínio oco e provinciano da elite paraoara. Quer ver emprego? aguarde a implantação da Cia Suzano de Papel e Celulose em Paragominas. Essa é outra "obra privada" que Ana Júlia está deixando engatilhada. Caso concretize-se, a unidade da Suzano poderá gerar Investimentos superiores a 2 bilhões de Reais no município de Paragominas. É claro que se Ana Júlia e os gestores políticos de Paragominas pensassem como alguns da nossa capital Paragominas se daria por contente com sua Feira Agroipecuária, pois ela também gera muitos empregos. Mas, para o nosso bem não pensam.

Não desprezo a Estação, a Casa das Onze Janelas ou o Mangal. Sei que muitas famílias tiram dai o seu sustento com suor e trabalho digno. Quero dizer é que esse debate é pequeno demais, e só prova que a elite de Belém não tem visão, não percebe o potencial gigantesco desse estado, pois perto da Alpa ou da Suzano, mesmo com a importância cultural que têm, a Estação, a Casa e o Mangal são meros botequins.

E pra provar que esses espaços não são só pra ricos (aliás, acho que os ricos de Belém não pisam mesmo nesses lugares) na minha próxima ida a Belém vou na Estação tomar uma Cerpa bem gelada (se a Celpa não tiver cortado a energia de lá, é claro).

Um recado pra vocês que só tem olhos pra botecos: Quando pensar o Pará, pense grande. É o que sempre diz um amigo meu lá em Paragominas.
Otávio
Paragominas

Anônimo disse...

Acho engracado as pessoas acharem que sao os ricos que vao nesses pontos turísticos. Acorda idiota! Os ricos nao frequentam esses lugares,pagam aviao e vao pra fora. Sao exatamente os pobres que os frequentam!IncoPTente!

Unknown disse...

Sérgio,

Esqueceram do Mangueirão. Está caindo, fedido, de partir o coração.

Sérgio Noronha

Anônimo disse...

Esse Otávio deve ser um dos pouquíssimos que vão se beneficiar com os altíssimos prejuízos que a Alpa e a Suzano vão causar à região. E ainda tem a cara de pau de condenar a "zelite".

Anônimo disse...

Prezado Otávio,

Já pensamos grande - elegemos Simão Jatene governador do Pará!!!

Não será o Paraíso na Terra, mas, pelo menos, teremos governo, coisa que não existiu nos últimos quatro anos.