segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Conexão Madeira: nitroglicerina pura

No Blogo do Jeso, sob o título acima:

Representante do setor madeireiro do Pará entrega nos próximos dias ao Ministério Público Federal e Polícia Federal um dossiê que é nitroglicerina pura.
Intitulado Conexão Madeira, o documento está recheado de provas da participação de peixes graúdos da política paraense em um mega esquema de corrupção e cobrança de propina envolvendo a liberação de projetos de manejo no Estado.
E mais: mostra o caminho do dinheiro que saiu da conta de madeireiras e foi parar na campanha eleitoral e em contas na Suíça. Ou seja, mais didático, impossível.
Um dos tópicos explosivos do dossiê revela que, apenas neste ano, o governo estadual liberou mais de 1 milhão de metros cúbicos de madeira em tora no município de Anapu, alimentando um esquema grandioso de venda de notas frias de madeira e carvão vegetal para as guseiras de Marabá.
Revela ainda como uma empresa desconhecida se tornou, por vias oblíquas, dona da floresta em uma área de mais de 30 mil hectares em uma gleba estadual na região de Altamira.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sou um cidadão comum, não entendo nada de madeira, mas em toda roda de bar se ouvia falar nas maracutaias na SEMA. Esse dossiê não vai ser nenhuma novidade. Eu quero ver é pegarem os tubarões.

Anônimo disse...

PB, muito esclarecedora sobre esse esquema da SEMA, foi uma materia que li online na Folha do Progesso, de Novo Progresso, em que um empresário da região, Antônio ferreira mendonça denuncia todo esquema, inclusive o envolvimento da ex-coordenadora jurídica da Sema, nomeada atual Secretária-Adjunta. Detalhes escabrosos acesse:
www.folhadoprogresso.com/folha/modules/smartsection/item.php?itemid=1420

Anônimo disse...

Certamente, PB, o atual governo foi "mil vezes melhor" do que o dos tucanos - e nós sabemos em qual item, não é?

Anônimo disse...

Isso, se for verdade, é muito triste. O PT sempre lutou contra corrupção, e agora se ve diante de tamanhos atos de maracutaias. O pior é que o PT (dos que nada tem a ver com isso) fica em silência ... um silência cumplice. É uma pena mesmo.

Anônimo disse...

O setor madereiro é santinho. Se existe corruptp é porque existe corruptor. Mas o setor madereiro em nosso estado é um primor de gente que trabalha na legalidade. Pronto, agora o setor madereiro virou fonte qualificada e confiável. Êta manipulação.