quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Como se chegou ao nome da “xerifa” da Sema?

O governador eleito, Simão Jatene, fez muitas – muitíssimas – consultas sobre o nome ideal para ocupar a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), uma das notáveis fontes de suspeitas ocorrências do governo Ana Júlia.
De início, o governador imaginou um técnico da área.
Mas ouviu várias ponderações no seguinte sentido: para a Sema, no estágio em que se encontra a secretaria, é necessário mesmo um gestor.
Um gestor por excelência.
De início, segundo ponderaram ao governador, não é nem necessário que o cara – ou a cara – saiba distinguir uma nota fiscal de um pé de alface ou de uma tora de madeira.
Porque, disseram a Jatene, esse não é o problema imediato na Sema.
O nó imediato, segundo as ponderações feitas ao governador eleito, não está em acomodar na Sema um militante do verde, um ecologista com conhecimentos técnicos ou profissionais do gênero.
O nó imediato está em desmontar os esquemas suspeitos, dar ciência de tudo ao Ministério Público – nos casos em que for necessário – e gerir a área ambiental com mão firme, procurando sempre estabelecer o diálogo com todos os segmentos envolvidos.
Jatene, depois de ouvir as ponderações, achou que Tereza Cativo é a pessoa ideal.
E foi assim que ela se transformou na xerifa da Sema.
A doutora pode até rejeitar – como está rejeitando – o rótulo de xerifa.
Mas é com esse estilo, sabem todos, que ela precisará agir.
De preferência, convém que tenha sempre ao seu lado vários puliças.
Por questões de segurança.
De segurança institucional e pessoal.

6 comentários:

Analista Ambiental Pleno disse...

Concordo que é necessário um gestor resolver os problemas que têm ocorrido na sema. Sugiro que, para sanar os problemas pelas quais a secretaria passa, ela deve ouvir os servidores. Sei que a maioria dos servidores concursados, principalmente os que entraram em 2006 e 2009, trabalham na legalidade. Os corruptos mesmo são pessoas que vieram de outros órgaos, que são temporários, ou até os que pegam cargo de chefia.
Os servidores da sema precisam mesmo é de um salário compatível com o trabalho que eles têm, pois eles gostam muito do que fazem. Eu era servidor da sema, saí porque passei em um concurso de um órgão ambiental em outro estado que paga muito mais que aqui, no pará. E, no momento, é o objetivo dos servidores: passar em concurso público com remuneração justa.

Enfim, espero que a Tereza Cativo faça uma boa gestão na sema e que consiga fazer de fato uma gestão ambiental porque, até agora, isso é utopia na secretaria.

Anônimo disse...

Sem comentários.

ATENTO disse...

A "Xerifa" atendendo sua sugestão vai levar uma equipe que tem o mesmo perfil dela. Aguarde e comprovarás. Parabéns ao Governador Simão Jatene pela escolha.

Anônimo disse...

Tereza Cativo é uma gestora dai sua escolha, o governador está de parabens.

Anônimo disse...

Juntamente com uma boa gestora, o Simão Jatene tem que colocar como secretário adjunto um Procurador da República e um Delegado da Policia Federal. Só assim poderá acabar com o crime organizado instalado na SEMA, se talvez seja isso que ele queira.

Anônimo disse...

A SEMA, é daí para pior. A politica ambiental brasileira não tem volta. Não adianta os madeireiros quererem se segurar no cabo do Jatene pensando que as coisas podem mudar, mas não vão não. A atividade madeireira extrativista é incompatível com a preservação da floresta. Nós queremos a floresta em pé e o fim da industria madeireira predadora, só isso.

A nova Xerifa da SEMA ficará do lado da floresta ou dos madeireiros?

Não pode ficar no meio termo.