sexta-feira, 9 de julho de 2010

As árvores e o papel. O papel e as árvores.

Dois Anônimos contestam o leitor Osório Pacheco, que em comentário sobre a postagem Eleição rima com devastação. Fora de brincadeira., diz que “as árvores que são utilizadas para a celulose do papel não são da floresta”.
A seguir, a manifestação dos dois Anônimos:

-------------------------------------------

Baseado em quê o sr. afirma que a madeira destinada à papelada do Judiciário vem de reflorestamento?
Mesmo que haja, de fato, o reflorestamento, a quantidade de energia gasta na manufatura do papel, no transporte, e no processo de utilização é muito superior à quantidade de energia que seria gasta se todo o processo fosse digitalizado. O consumo/desperdício de energia também implica devastação.

Boa noite. Quero falar ao seu Pacheco que as árvores que ele diz que são usadas para papel não são da floresta. É verdade, sim. Só que ele esqueceu que, para plantar essas árvores, antes foi derrubada uma floresta nativa.

3 comentários:

Anônimo disse...

caros,

os três leigos se manifestam parcialmente equivocados.

ora, assunto florestal é assunto profissional. Todos os anos a UFRA entrega pelo menos 50 destes profissionais no Pará. São os engenheiros florestais.

Pergunte a um deles e o assunto tratado deixará de ser conversa de bar.

Um abraço

Dennys Pereira

Osorio Pacheco disse...

Quando fiz o comentário sobre as relação entre desmatamento e papelada burocrática, disse que a celulose vem de reflorestamento. É obvio que reconheço os problemas da burocracia, seus custos para a sociedade e os condeno tanto quanto o poster, todavia relaciona-lo diretamente devastação simplesmente achei apelação e fiz a critica.

Wendy Cardoso disse...

Não acho que esse assunto deva ser debatido apenas por engenheiros florestais. Não é um assunto profissional, cabe a nós debater os mais diversos assuntos no exercício da cidadania.