domingo, 31 de maio de 2009

Serviço da Cosanpa só piora no Marco

No AMAZÔNIA:

Amarelada, barrenta e imprópria para o consumo. Esta é a qualidade da água que vem sendo fornecida aos moradores da área da avenida 25 de Setembro e adjacências, no bairro do Marco, em Belém. O problema se estende a outros bairros próximos e já resultou em várias denúncias e reclamações. Também, pudera: a mesma tubulação de 40 anos atrás continua sendo utilizada para suprir as demandas das casas e edifícios dos bairros do Marco, Souza, Curió-Utinga e Pedreira, que fazem parte do quinto setor de abastecimento metropolitano da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).
A sujeira que sai das torneiras das residências da 25 é a principal queixa dos moradores, que garantem que o problema é histórico. 'Há dois anos que não sei o que é consumir água de qualidade, pois essa água aqui da área é o puro barro. Tive que mandar as roupas para a lavanderia, pois as peças estavam ficando manchadas', reclamou a aposentada Catarina Santos, que reside próximo à travessa Barão do Triunfo.
Segundo ela, no início do ano a Cosanpa executou serviço de limpeza na subestação de tratamento que serve ao bairro do Marco, no entanto, a água fornecida aos moradores da avenida 25 de Setembro continua sem qualidade. 'Prometeram que depois do serviço a situação iria melhorar, mas foi pura ilusão, pois a lama continua saindo das torneiras', desabafou a aposentada.
Se para lavar roupa a água já não serve, ingerir, então, nem pensar: a ferrugem que sai da torneira junto com a água torna o sabor do líquido desagradável. 'Não tem condições de beber uma água desse tipo. É a pura lama, sem falar que o odor é podre. Aqui em casa compramos água mineral para beber e fazer comida', completou a aposentada.
O estado da água também foi o motivo que levou a artesã Malena Azevedo a deixar de utilizar a máquina de lavar. 'Com essa cor amarela não tem como lavar as peças na máquina, pois as roupas saem totalmente manchadas e amareladas. Tive que esperar a ferrugem da água baixar no fundo da bacia para lavar as roupas à mão', contou Malena.
Se já não bastasse a péssima qualidade da água, os moradores do bairro ainda têm que conviver com a interrupção do fornecimento de água todas as noites. 'A partir das 23 horas já não tem água nas torneiras e o fornecimento só retorna no dia seguinte. O problema é que quando o abastecimento volta é a pura lama. À noite ficamos sem água e durante o dia a água é barrenta', lamentou a moradora.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Problema da COSANPA é de gerenciamento. Como ter em suas Diretorias pessoas apaniguadas do Dep. Jader. O Que já era ruim nos outros Governos pior agora nesta gestão. Não podem se queixar de falta de dinheiro pois nunca esta empresa teve tanto dinheiro para fazer alguma coisa no entanto nada fazem. Como ste Governo é do fuxico que tal fuxicarem para a DONAANA da situação que esta atualmente a Cosanpa?

Denilson Palheta disse...

É incrível a constância da falta do fornecimento de água aqui no bairro!(marco),mais especificamente av:João Paulo II próximo a Dr: Freitas!!! vizinho da cosanpa!!!se a falta fosse em função da melhoria da qualidade do serviço prestado, entenderíamos!!!mas infelizmente a qualidade da água está péssima,tem dias em que as roupas brancas não podem ser lavadas,pois a água está extremamente suja!!!várias vezes por semana o serviço de abastecimento é interrompido!!! O que está acontecendo!? Onde está o padrão, a qualidade do serviço oferecido ao consumidor que paga por gata gota d'água?