sexta-feira, 29 de maio de 2009

Bando usa bomba em ataque a carro-forte

No AMAZÔNIA:

Bandidos fortemente armados interceptaram um carro-forte na manhã de ontem na altura do km 61 da Alça Viária, nas imediações do município de Moju, nordeste do Estado. Quatro vigilantes ficaram levemente feridos. O grupo tentou explodir o veículo, mas não conseguiram e nada foi roubado. Segundo as primeiras informações, a quadrilha era formada por entre 10 e 15 assaltantes. Eles se dividiram na fuga, roubando veículos e fazendo pessoas reféns. Dois suspeitos presos, Antônio Francisco Carvalho Barroso e Romildo Costa Furtado, o 'Bida', negam o crime mas foram autuados em flagrante, depois de terem sido reconhecidos pelas vítimas. Os dois foram detidos pela Polícia Militar no porto São Francisco, em Barcarena. Eles estavam em uma embarcação pequena, tipo rabeta. Com eles, foram encontradas algumas munições. Segundo o delegado Xavier, da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), os policiais também perceberam manchas de sangue na rabeta. 'É possível que um ou mais envolvidos tenham sido atingidos durante a troca de tiros', frisou.
De acordo com o delegado, a rabeta já fazia parte dos planos de fuga da quadrilha. Acredita-se que uma parte do bando já tinha sido levada para outro lugar, e Antônio e Romildo eram os próximos que fariam a travessia. Ontem à noite, os dois seriam ouvidos para saber sobre o paradeiro dos outros integrantes do grupo.
Para a polícia, o bando executou um trabalho com características profissionais, pois tinha toda a estrutura necessária para a prática do crime, além de armas e munições de grosso calibre. A organização dos bandidos impressionou os policiais que estiveram no local do crime. O dinheiro do carro-forte, cerca de R$ 750 mil (segundo informação extra-oficial) só não foi roubado porque apenas um dos quatro explosivos detonou e a polícia se aproximava. Os acusados fugiram levando as armas e munições, coletes à prova de balas, escudos de aço, serras elétricas equipadas com esmeris (que seriam utilizadas provavelmente para serrar o cofre), gerador (para funcionamento das serras), extensão elétrica e até galões de gasolina.
Houve troca de tiros em dois momentos: primeiro entre os bandidos e os vigilantes da Norsergel e depois entre os bandidos e os policiais rodoviários estaduais.
De acordo com informações da polícia, o grupo de assaltantes estava desde as 7h nas imediações do km 61 aguardando a passagem do carro-forte. Acredita-se que eles já tinham monitorado a área e sabiam que o veículo passaria por ali ontem, levando dinheiro para municípios da região. Eles estavam divididos em dois veículos, uma caminhonete S-10 azul marinho de placas JXW-2440, de Manaus (AM), e uma caminhonete F4000 de placas KIR-2548, de Castanhal, com um baú de madeira.

Nenhum comentário: