sábado, 30 de maio de 2009

Mais de 37 mil famílias atingidas pelas cheias no Pará

No AMAZÔNIA:

As enchentes já atingiram mais de 37 mil famílias de 46 municípios do Pará e foram confirmadas as mortes de três crianças nos municípios de Curuá, Porto de Moz e Gurupá, segundo balanço divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Além disso, mais de duas mil famílias estão desabrigadas. O governo do Estado decretou situação de emergência em 39 municípios, outros sete estão em situação de alerta. A atualização dos números foi feito na última quarta-feira (27). A Secretaria de Estado de Integração Regional (Seir) e Defesa Civil estão supervisionando em conjunto com as instituições parceiras os municípios atingidos, para dar apoio às famílias desabrigadas.
Já foram distribuídas mais de 24 mil cestas básicas e 17 mil kits de ajuda humanitária (colchões, mosquiteiros, toalhas, cobertores e travesseiros) e foram recuperados sistemas de água em áreas afetadas pelas enchentes. As famílias desabrigadas, encontram-se em 97 abrigos, em onze municípios. No hospital campanha, localizado em Altamira, já foram realizados cerca de 820 atendimentos médicos. Os municípios que mantém abrigo são: Santarém, Marabá, Altamira, Parauapebas, Vitória do Xingu, Alenquer, Itaituba, Tucuruí, Óbidos, Monte Alegre e Almeirim.
De acordo com o monitoramento divulgado no balanço do último dia 27, o rio Tapajós subiu 9,02 m, o Xingu 7,36 m e o Tocantins 10,50 m. Os 39 municípios em situação de emergência são Água Azul do Norte, Alenquer, Almeirim, Altamira, Aveiro, Augusto Corrêa, Bragança, Belterra, Cachoeira do Arari, Curuá, Curuçá, Eldorado de Carajás, Faro, Gurupá, Itaituba, Jacundá, Jacareacanga, Juruti, Marabá, Monte Alegre, Medicilândia, Nova Esperança do Piriá, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Parauapebas, Porto de Moz, Prainha, Rondon do Pará, Rurópolis, Santa Cruz do Arari, Santarém, São Félix do Xingu, Terra Santa, Tucuruí, Trairão, Uruará, Vitória do Xingu e Xinguara.
Os sete municípios em situação de alerta são Abel Figueiredo, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Santo Antonio do Tauá, Senador Jose Porfírio, São João do Araguaia e Pacajá. Os municípios mais afetados pelas enchentes são Santarém, com mais de seis mil famílias afetadas pela elevação do rio Tapajós, seguido de Altamira, com mais de duas mil famílias afetadas por enxurradas e enchentes.

Nenhum comentário: