sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Em pré-ebulição, quartéis aguardam o novo comandante da PM

Coronel Campos: cotado para assumir o Comando Geral, ele enfrenta forte resistência entre os praças.
(Foto da Agência Pará)
Nestes tempos que precedem o anúncio do novo secretariado do governo Jatene, o ambiente na tropa é de, digamos assim, pré-ebulição.
Por pré-ebulição, entenda-se um ambiente em que os quartéis, ao mesmo tempo em que se encontram em estado de alerta, com as antenas ligadíssimas para a indicação do novo comandante geral da Polícia Militar, ainda tentam remoer da melhor forma possível a rebelião desarmada - sem tirar, nem pôr - que puseram setores da corporação em pé de guerra contra o governo Simão Jatene, no início de abril deste ano, a ponto de forçarem o governador a cancelar uma viagem para o exterior.
A pré-ebulição que domina boa parte dos quartéis começou desde que cresceram as especulações sobre a iminente escolha do coronel Roberto Campos, atual comandante de Policiamento da Capital, para ocupar o cargo de comandante-geral da Polícia Militar do Pará.
Campos enfrentaria forte, para não dizer fortíssima resistência sobretudo entre os praças. O estilo dele, classificado como "autoritário" até mesmo para o gosto dos militares, sempre afeitos a férreas disciplinas, contrastaria com o do atual comandante geral da PM, o coronel Daniel Borges Mendes. "Se ele [Campos] assumir, provavelmente teremos muito mais que uma ameaça de greve. É possível que haja mesmo uma greve geral", prevê fonte militar ao Espaço Aberto.
E tem mais.
Durante a última campanha eleitoral, Campos afastou os comandantes do Marco, da Pedreira e do Barreiro. A motivação, não declarada formalmente, mas difundida amplamente nos quartéis, é a de que os afastados estariam se excedendo ao fazer campanha em defesa da reeleição do então candidato Simão Jatene.
"E agora ele [coronel Campos] vem dizer que é Jatene desde criança. Dá-me a santa paciência. A tropa sabe que ele não é, por isso não se expôs e nem se posicionou na eleição recente", afirma a mesma fonte militar.
Os tempos, repita-se, são de pré-ebulição.

4 comentários:

André Lopes disse...

Tudo verdade e tem muito mais, só o tempo vai mostrar quem ele é!

Maria Padilha disse...

Ahhhhhh, finalmente alguém teve coragem de falar sobre isso, essa carinha de anjinho dele nunca nos enganou, tempos negros na PM do Pará!

Renato Moreira disse...

Triste confirmação do que já se suspeitava. Infelizmente mais uma vez a politica venceu a competência!

Anônimo disse...

Peraí, então o Campos estava errado ao tirar os comandantes que faziam propaganda pro Jatene?