sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Novos secretários serão anunciados na próxima semana

O governador eleito Simão Jatene esteve nesta sexta-feira, 10, pela manhã, no Ministério Público Federal para uma visita de cortesia ao procurador-chefe Ubiratan Cazetta. Na saída, conversou com jornalistas e afirmou que deve fazer o anúncio oficial dos primeiros nomes do seu secretariado no começo da próxima semana. Jatene vai aproveitar o final de semana para continuar o trabalho de revisão da estrutura do Estado. O governador eleito disse também que tem se concentrado na análise do orçamento para 2011 e no acompanhamento do processo de transição.
De acordo com o governador eleito deve haver mudança na estrutura de algumas secretarias e, por isso, a demora no anúncio dos nomes. “Estamos vendo a experiência de outros estados, como Minas Gerais, e definindo a estrutura do Estado, mas na próxima semana devo anunciar os primeiros secretários”, afirmou Jatene.
O governador eleito mostrou-se, mais uma vez, preocupado com as distorções presentes no orçamento de 2011. “Não se pode basear o orçamento de um Estado em transferências federais. Um bom gestor não pode fundamentar seu orçamento em recursos que estão fora da sua governabilidade. Além disso, se formos comparar o orçamento previsto e o realizado de 2010 veremos que o que foi realizado em muitos órgãos foi superior a previsão, o que significa dizer que se o orçamento de custeio, por exemplo, já foi baixo este ano, no próximo ano estava menor ainda”, afirmou Jatene.
De acordo com Jatene, a parte mais difícil, a abertura de rubricas para investimentos em áreas chave do Estado como a segurança, já foi costurada com o apoio dos deputados. “No nosso primeiro ano vamos trabalhar para a elevação da receita própria e para racionalizar os gastos com custeio”, acrescentou. Jatene fez questão ainda de ressaltar que dará continuidade aos programas e projetos implantados pelo atual governo e que são bem sucedidos. “Não existe isso de paralisarmos programas sociais. Quem tem que se explicar em relação a esse orçamento é o atual governo. Eles sabem o que fizeram no verão passado”, afirmou o governador eleito.

Visita
Jatene considerou muito produtiva a visita ao Ministério Público Federal. Foram mais de três horas de reunião com os procuradores de diferentes áreas. “Esse encontro serviu criar as bases para a construção do grande pacto entre as diferentes forças da sociedade que deverá marcar o nosso governo. A conversa com os procuradores abriu caminhos interessantes para a construção dessa aliança”, disse Simão Jatene.

Fonte: Assessoria de Imprensa

8 comentários:

Anônimo disse...

GOVERNO x POLÍCIA x POLÍTICA DE SEG PÚBLICA
Estamos na porta de um novo governo.
Um delegado da Polícia Civil foi anunciado como certo para ocupar a pasta da Segurança
Pública.
O governador Simão Jatene quer dar ênfase à policia que patrulha e previne
com outros segmentos da sociedade.
Mas, eu pergunto:
- TEM ALGUM CORONEL DA PM QUE ESTEJA PREPARADO PARA FAZER UM POLÍCIA
ORIENTADA À PREVENÇÃO?
Existe alguém capacitado para fazer uma polícia realmente comunitária.
Essa é a questão.
Porque, se a Polícia Militar do meu Estado continuar
a fazer a mesma coisa que vem fazendo nos últimos anos... que mudança vamos ter?
Dar tiro, porrada e matar, isso já vem sendo feito.
Será que vamos ter uma política de segurança pública nos moldes da
moderna administração gerencial da polícia ou vamos
continuar engrossando as estatística de homicídios no nosso país?
Quem vai comandar a PM? Quem vai chefiar a Polícia Civil? Os mesmos?
As mesmas táticas? A mesma corrupção?
Então, precisamos ver e ter pessoas que pensem diferente nas nossas polícias.
Essa de "quebrar na porrada" não deu e nunca dará certo.
Não resolve.
Já fazem isso há tanto tempo e as coisas só pioraram nestes anos. Ou alguém
viu alguma melhora?
É preciso que haja um critério técnico na escolha de nossos futuros administradores policiais.
Vamos torcer para que construam uma polícia profissional e fortalecida pela parceria dos movimentos
sociais.
Só com a polícia eliminando os jovens, nós não vamos acabar com a criminalidade.
Vamos apenas aumentá-la.
Espero que as autoridades pensem nisso!

Fernanda Nobre - Belém/PA

Anônimo disse...

Sem nivel superior para soldado, sem esvaziar o quartel, sem politica de ensino, sem instalacoes, sem viaturas, sem combustivel sem inteligencia e sem vencimentos dignos, nao e possivel melhorar. Esquecam.

Anônimo disse...

Dizem algumas fontes que o governador eleito está pescando o seu secretariado no limie das alianças para 2012, quando pretender eleger Pioneiro prefeito de Ananindeua e alguem do PSDB (Zenaldo ou Flexa) prefeito de Belém, no mais tudo será como antes: regado a muita cerpa e pescaria no parque do utinga que, afinal de contas, ninguém é de ferro.

Anônimo disse...

Jatene terá que abandonar, por um tempo, a pescaria e se dedicar ao nobre trabalho de jardineiro, fundamentalmente, na SEDUC pois esse mato precisa de muita poda. O Nilson, se for pra lá, não vai querer mexer em nada. Ele gosta de mato, pois, crescido e denso ajuda aos bichos se esconderem.Todo cuidado é pouco, Jatene.

Anônimo disse...

E vem reforma administrativa ai SEPOF e SEAD unificadas.

Anônimo disse...

Como se esse pessoal de movimento social entendensse algo de Segurança Pública.

Geralmente estão à frente de movimentos como interdição de ruas e invasões de terras produtivas.

Só se for para ratificar a impunidade.

Anônimo disse...

Jatene teve a sabedoria (ou a humildade) de procurar o MPF para debater os problemas do Estado: Belo Monte, desmatamento, meio ambiente, aplicação de recursos federais, malversação de dinheiro público federal, etc., e criar um empatia entre o Governo do Estado e o MPF. Está no caminho certo. Sai da reunião com sua autoridade de governador fortalecida porque teve a humildade de ir aos procuradores da republica expor sua visão de desenvolvimento para o Pará; os procuradores devem sentir-se lisongeados pela iniciativa de Jatene. Todos querem o bem comum mas precisam encontrar o caminho de alcançá-lo. Perdemos a hidrovia do Marajó por falta desse diálogo. O governo de então quiz, acoselhado por alguém imprecavido e arrogante, impor uma obra com falhas nos estudos ambientais; preferiu desistir da obra a ter que se explicar no MPF. Jatene já começa bem. A governança estatal do Pará não está só nas mãos do Governador mas em outras instâncias e órgãos, entre os quais encontra-se o poderoso e vigilante MPF no sistema judiciário federal. Parabéns a Jatene pela iniciativa. Pelo menos nessa área está bem assessorado.

Anônimo disse...

Parece que tá assessorado pelo Prefeito de Paragominas, que parece que tava presente na reunião, pois as fotos do encontro nos jornais de domingo dizem isso.Paragominas quetem a gestão do PSDB tem um programa de desmatamento zero de sucesso.

Claudio Lago