sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Centenário da imagem de São Pedro é comemorado em igreja

No AMAZÔNIA:

Desde quarta-feira, a Igreja de Sant’Ana, no bairro da Campina, é palco das comemorações do centenário da imagem de São Pedro. A obra, que tem 1,80m de altura, é replica da que existe na Basílica Vaticana, em Roma. Durante três dias, a partir das 10 horas, músicas e orações são feitas em homenagem ao santíssimo. Hoje, neste mesmo horário, será realizada a cerimônia de encerramento das celebrações.
Detentor das chaves do Reino dos Céus, por ter sido o primeiro papa da Igreja Católica, São Pedro é em Sant’Ana o santo protetor singular ao lado de São Joaquim, esposo da padroeira e pai de Nossa Senhora, a mãe de Jesus. A réplica da imagem vaticana é feita de bronze e tem uma característica curiosa: o pé esquerdo é quente e o direito é frio, por ter sido confeccionado em gesso. De acordo com a senhora Betânia de Nazaré da Silva, o pé esquerdo é sempre tocado por ela, pois é a certeza de que seu pedido será realizado. 'Ninguém quer ser pé frio na vida, né?', justifica a fiel de São Pedro.
Devido à restauração que está sendo feita na Igreja de Sant’Ana desde 2005, somente uma pequena área é disponibilizada para os fiéis. 'Eles ficam em uma área localizada próximo à porta da igreja, onde o santíssimo foi exposto. O altar está inacessível', explicou Nazaré Sarmento Barbosa, da pastoral da Comunicação.
Desde o fechamento da igreja, em 17 de janeiro de 2004, o Santíssimo Sacramento encontra-se em adoração na Capela do Colégio Santo Antonio, onde também estão sendo realizados todos os atos litúrgicos. Já os encontros de formação entre os grupos, pastorais e movimentos da paróquia ocorrem em casas de fiéis paroquianos, nos arredores da Igreja.
Além do mês de dezembro, São Pedro também é homenageado na Igreja de Sant’Ana em junho, junto com a festividade de São João. 'Esses são os dois meses que movimentam a nossa Igreja', ressaltou Nazaré Barbosa.

Nenhum comentário: