sábado, 14 de novembro de 2009

Passageiros vivem terror dentro de van

No AMAZÔNIA:

Quinze passageiros de uma van ficaram reféns de três assaltantes ontem à noite, no bairro de Águas Lindas, município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB). Lucas Leno Davi Antunes, de 25 anos, e dois adolescentes de 16 e 17 anos se renderam após serem perseguidos e cercados por mais de 25 policiais. A negociação durou uma hora, tempo em que eles pediram colete à prova de balas, a presença de familiares e também da imprensa. Com o trio, foi apreendido um revólver calibre 38.
A situação teve início por volta das 20 horas de ontem, quando os três acusados subiram na van de placas JHM-3054, que faz a linha Marituba - Castanheira. Na altura do viaduro, o trio anunciou o assalto e obrigou o motorista a desviar para a direita, entrando na estrada Santana do Aurá, bairro de Águas Lindas. Um motoqueiro percebeu a movimentação estranha dentro do veículo e avisou policiais militares da 14ª Zona de Policiamento (Zpol) que faziam ronda na viatura (VRT) 2176. Os PMs pediram reforço, saíram em perseguição e localizaram a van.
Várias viaturas passaram a perseguir o veículo sequestrado. Segundo o soldado Queiroz, quando perceberam a aproximação policial, os acusados passaram a dirigir em alta velocidade. 'Eles saíram da Santana do Aurá e foram para a rua Osvaldo Cruz, em Águas Lindas, depois retornaram à Santana do Aurá e mais uma vez foram em alta velocidade para Águas Lindas, até o conjunto Verdejantes III, onde foram cercados e pararam o veículo', relatou o policial, complementando que, durante toda a perseguição, os assaltantes efetuaram disparos na direção das guarnições. Vítimas relataram que, enquanto tentavam fugir da polícia, os acusados gritavam que tinha gente ferida dentro do coletivo, mas não era verdade. 'Uma senhora desmaiou quando começou a ouvir tiros, mas ninguém estava ferido, apesar deles (assaltantes) terem feito diversas ameaças de matar todos nós', disse a operadora de telemarketing Thielles Soares Lima, de 25 anos, uma das passageiras. De acordo com ela, os passageiros entraram em pânico, pois o veículo estava em alta velocidade e por duas vezes pareceu que fosse virar.
Negociação - No Verdejantes III, policiais das 7ª, 3ª e 14ª Zpols, da Ronda Tática Metropolitana (Rotam) e também do 25º Batalhão da Polícia Militar (PM) acompanharam toda a situação. O cabo M. Silva foi quem fez a negociação com o trio, que mantinha todos os passageiros como reféns. O cabo relatou que tentou ganhar a confiança dos acusados. 'À medida que exigências eram atendidas, nós solicitávamos a liberação dos reféns. A primeira liberada foi uma senhora que estava desmaiada e depois os outros foram liberados. Por último, eles entregaram o revólver e se renderam', disse o policial. Todos foram levados para a Seccional Urbana de Ananindeua. Os menores de idade seriam levados para a Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data).
Dinheiro - A companheira de Lucas, Rosângela de Oliveira Pereira, de 32 anos, também foi ouvida pelo delegado Carlos Alexandre de Miranda. Durante a negociação, Lucas pediu a presença de Rosângela dentro da van, e ela teve autorização para entrar. Nesse momento, de acordo com passageiros, os acusados teriam dado dinheiro a ela, que guardou por baixo da roupa e saiu do veículo em seguida. As bolsas e pertences das vítimas foram devolvidas, mas parte do dinheiro desapareceu. Rosângela negou que tivesse recebido dinheiro do trio quando entrou na van. Uma tia de um deles, que também entrou no veículo, foi acusada de ter ficado com outra parte do dinheiro, mas ela também negou.

Nenhum comentário: