quarta-feira, 4 de novembro de 2009

“Era extraordinário, tinha domínio incrível sobre sua obra”

No AMAZÔNIA:

'Mestre Verequete partiu, mas ficou Mestre Verequete. Mestre Verequete subiu, mas tá aqui entre nós, Mestre Verequete'. Este é o trecho da música que o cantor paraense Nilson Chaves começou a fazer horas após tomar conhecimento da morte do Mestre. 'Ainda é só uma ideia, estava refletindo sobre a morte dele, quando me veio à mente algumas frases. Como forma de homenageá-lo vou compor esta canção para que o grande mestre seja eternizado', diz.
Para o cantor a força e a energia com que Verequete se apresentava nos palcos eram uma de suas características mais marcantes. 'Ele era simplesmente extraordinário. Tinha um domínio incrível sobre sua obra. Teve um show que fez com cerca de 87 anos, exibindo uma garra impressionante. Um verdadeiro gigante', lembra.
Nilson Chaves diz que o mestre foi uma de suas inspirações e referência musical. 'Não só para mim, mas como para a música paraense contemporânea, pois muitas vezes, nós, artistas, cansamos de ‘beber’ Verequete; o seu talento e a sua contribuição são imensuráveis. Com certeza, vai deixar saudade', lamenta.
Para a cantora Priscila Lima, do grupo de música regional Muiraquitã, 'mesmo após já ter reconhecimento público, Verequete continuava com o mesmo jeitinho repleto de simplicidade'. 'Ele vestia literalmente a camisa do Pará e do carimbó, coisa que muitos paraenses não fazem', afirma.
A cantora Lucinnha Bastos por diversas vezes se apresentou ao lado de Verequete, que em seus últimos shows, segundo recorda, o Mestre teve que se superar ainda mais. 'Ele já estava muito debilitado, mesmo com toda a dificuldade fazia questão de cantar. Até de muleta se fosse preciso. A sua alegria e seu entusiasmo superavam qualquer dor'.
Para Lucinha, Verequete deixa seu canto eternizado. 'Como ele mesmo sempre cantou, ‘o carimbó não morreu, quem canta o carimbó sou eu’. Este verso me fez lembrar de uma música do cantor Billy Blanco, que diz ‘morre o cantor, e o canto permanece’. Assim será com o mestre', finaliza.

Nenhum comentário: