quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cursinho aponta clonagem

No AMAZÔNIA:

A prova de geografia da primeira fase do Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) trouxe uma questão igual à utilizada no vestibular Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2007 e amplamente difundida pela internet. A reclamação fez com que a questão fosse anulada, mas o cursinho Impacto cobra explicações porque um dos itens não consta no modelo copiado, mas sim na apostila do Universo, outro pré-vestibular de Belém. Um pedido de anulação da prova não é descartado.
A questão da prova realizada no domingo passado é a de número 19. Ela traz um gráfico e cinco enunciados sobre o consumo de energia no mundo. O candidato é levado a identificar os verdadeiros, sendo que três deles são exatamente iguais aos que fizeram parte do vestibular da UFBA.
O coordenador de geografia do Impacto, Nonato Bouth, comenta que somente esse fato já merece uma explicação convincente da UFPA porque demonstra que não se prezou pelo ineditismo da prova do PSS. Para ele, a questão inédita é um dos instrumentos para se garantir as mesmas condições de aproveitamento entre todos os candidatos, sejam eles do Norte ou do Sul do País.
Bouth explica que como a prova é nacional, a repetição de questão já utilizada em outra região do País pode beneficiar quem já fez a prova da UFBA. Na verdade, a questão já caiu no domínio público, podendo ser consultada em mais de um site da internet com dicas aos vestibulandos.
A questão consta, por exemplo, do encarte 'Olá, vestibulandos! A linguagem Matemática em todas as áreas', do Sistema COC de ensino (SP). Na internet, também pode ser consultada a partir da página do professor Marco Gondim (MS), que disponibiliza um banco de questões para vestibulandos em diversas áreas do Conhecimento.
'Foi uma falha grave da instituição porque copiou uma questão', critica Bouth, mas com a ressalva de um outro problema que considera mais grave também precisa ser explicado. Ele se refere à utilização de um item que até agora só foi encontrado na apostila do cursinho local.

2 comentários:

Anônimo disse...

Rapaz, essa é a nossa universidade!

Anônimo disse...

Quero saber o que vai acontecer com essa história. ja ouvir falar até em vazemento de gabarito.