terça-feira, 9 de setembro de 2008

Tráfego de trens volta na ferrovia de Carajás

No AMAZÔNIA:

O tráfego de trens na Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi restabelecido ao meio-dia de ontem, segundo nota da Assessoria de Comunicação da Vale. O movimento na ferrovia foi paralisado em função de acidente ocorrido às 6 horas de domingo (7), quando três locomotivas descarrilaram, provocando o tombamento de 32 vagões de carga, próximo à comunidade de Itainópolis, no município de Marabá, região sudeste do Pará. A composição, que estava vazia, fazia o percurso São Luís (MA) a Carajás (PA), onde seria feito o carregamento de minério. Somente um maquinista estava no trem, mas não sofreu nenhum tipo de ferimento.
O descarrilamento provocou a interrupção da linha, fazendo com que o trem de passageiros deixasse de circular no domingo e ontem, retornando à normalidade somente hoje. A Assessoria de Comunicação da Vale informou que os passageiros que compraram bilhetes para as viagens canceladas estão sendo atendidos nas estações e pontos de venda para remarcação ou reembolso das passagens adquiridas.
Tão logo ocorreu o acidente, equipes de controle e segurança da mineradora foram deslocadas para o local a fim de liberar a linha e normalizar o fluxo da ferrovia. A Vale divulgou que peritos ferroviários ainda estão apurando as causas do descarrilamento.
De acordo com informações da mineradora, o descarrilamento não provocou atrasos nos embarques de minério no terminal portuário de Ponta da Madeira (MA), pois alguns trens carregados já haviam passado pelo local na hora do acidente. A Vale não informou o volume de minério que estava programado para chegar ao porto ontem. A mineradora também não falou em prejuízos com a paralisação da linha.

Nenhum comentário: