No AMAZÔNIA:
A explosão de um caminhão-tanque da empresa Terraplena, contendo substância inflamável da empresa Terraplena, em Icoaraci, matou o funcionário José Fernando Nascimento Ribeiro. O acidente ocorreu por volta das às 7h15 de ontem e atingiu outros três tanques e um ônibus. O fogo atingiu parte da área externa da empresa e foi controlado por três caminhões do Corpo de Bombeiros. A vítima, que morreu carbonizada, trabalhava na empresa há uma semana.
Segundo informações de funcionários da empresa, José Fernando estava soldando um vazamento num tanque de CM 30, líquido que protege a base e auxilia na impermeabilização da rua para receber o asfalto. Uma faísca teria causado a explosão no tanque, que estava próximo a três outros tanques.
As testemunhas disseram que por volta das 7h15 ouviram um forte barulho e que viram José Fernando com o corpo tomado pelo fogo. 'Quando explodiu o tanque, vazou a substância pelo chão e o fogo rapidamente se espalhou, atingindo o funcionário', disse uma das testemunhas, que não quis se identificar. 'Ele correu, mas acabou ficando todo queimado', relatou outra testemunha.
Déia Santos, amiga de José Fernando, estava muito abalada com a notícia da morte do amigo. 'Nós conversamos muito ontem. Ele esteve na minha casa. A esposa dele nem sabe de nada', lamentava.
Ainda segundo as testemunhas, o operador já havia dito em casa que existia um vazamento em um dos tanques de CM 30. 'Um dia antes disso (a explosão) acontecer ele tinha dito que avisou o encarregado sobre o vazamento', disse.
Lázaro Castro, diretor de engenheria da Terraplena, disse que as causas do acidente estão sendo apuradas e que vai aguardar o laudo do Corpo de Bombeiros e do IML para tomar todos os procedimentos necessários. 'A Terraplena vai se responsabilizar totalmente pelo acidente', afirmou.
O diretor não descartou a possibilidade de falha humana e disse que não sabia detalhes sobre o possível vazamento no tanque. 'Ainda não sei informar se houve ou não o vazamento'.
De acordo com o diretor, a área onde aconteceu a explosão funcionava como um depósito recém-construído e apenas um tanque estava cheio com CM 30. Além do caminhão-tanque que explodiu, outros três foram tomados pelo fogo, assim como um ônibus da empresa. Cerca de 30 mil litros da substância vazaram, ocasionando o incêndio.
Os restos mortais da vítima, que deixa esposa e dois filhos, foram encaminhados para o Instituto Médico Legal, onde aguardam liberação para o sepultamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário