sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O que eu pretendo fazer por Belém como prefeito

DUCIOMAR COSTA
Prefeito de Belém e candidato à reeleição pelo PTB

Bom, amigos, obrigado pela oportunidade de estar aqui, conversando no blog Espaço Aberto, para falar não apenas de propostas, mas de tudo o que tem sido feito, porque sou um candidato diferente neste pleito, já que estou na condição de prefeito e postulante à reeleição.
O nosso governo é o que mais investiu na Saúde. E vamos continuar investindo mais, na mesma direção. Só este ano estamos aplicando cerca de 377 milhões de reais, o que corresponde mais de 31% do orçamento geral do município. Desse total, 115 milhões de reais são recursos da própria prefeitura, um gasto superior ao exigido por lei, que é de 15% da receita proveniente de impostos. São mais de 40 milhões de reais aplicados a mais pela nossa administração.
Todo o povo de Belém sabe como o nosso governo recebeu a prefeitura, cheia de dívidas e compromissos a pagar, mas nem por isso deixamos de manter funcionando os dois PSMs, as 29 unidades básicas de saúde, as 47 casas do Programa Saúde da Família e as 15 unidades especializadas, que tratam da questão da mulher, Aids, doenças mentais adulto e infantil, álcool e droga, zoonoses e toxicologia.
Nós duplicamos o número de ambulâncias do Samu, que só em 2007 realizou 26.800 atendimentos. E o sistema de saúde do município fez 7 milhões e 700 mil procedimentos de atenção básica, imagine que isso é maior do que a população do estado do Pará. Como estamos pactuados com os 142 municípios, podemos dizer com esses números que atendemos muito mais do que todos os habitantes do estado na rede municipal de Belém.
Eu tenho certeza de que temos insatisfeitos na saúde de Belém, mas temos muitas pessoas satisfeitas, muitas vidas que foram e são salvas diariamente. E outra coisa, temos que ver como está a saúde no país inteiro. Belém, como toda grande metrópole, tem a sua saúde penalizada porque atende a população do Estado inteiro. Dos 143 municípios do Estado, Belém é o único que tem porta aberta para atendimento de urgência e emergência, e isso se reflete nos prontos socorros.
Será que é caos uma cidade que conseguiu reduzir em 74% os casos de dengue, quando em várias cidades do Brasil, como o rio, foram montados até hospital de campanha para atender todos os doentes?
Será que é caos uma cidade que conseguiu uma redução de 650 casos de malária em 2004 para 47, até agora em 2008?
Pode se considerar caos uma cidade que é campeã nacional de aleitamento materno?
É caos também uma cidade que reduziu drasticamente a mortalidade infantil nas crianças de Belém de 519 em 2004 para 186 neste ano?
Você considera caos o município que conseguiu diminuir a mortalidade infantil por diarréia depois de ter trabalhado firme no saneamento, saindo de 32 mortes de crianças (dados de 2000) para dois casos até hoje em 2008?
Você acha que existe caos em uma cidade que duplicou o atendimento de mulheres no pré-natal, passando de 4 mil em 2004 para mais de 10 mil projetados para este ano? Tem caos em Belém quando o PSM da 14 é premiado pela Sespa por ter captado mil órgãos para transplantes?
Você acha que é caos quando nós somos o único município que tem atendimento odontológico 24 horas para urgência e emergência no serviço público em todo o Estado do Pará?
Existe caos na saúde quando um governo investe desde 2006 recursos próprios e cria um programa de alergia alimentar para atender crianças com alergia ao leite, evitando a morte dessas crianças? E uma lata desse leite especial, o Neocate, custa R$ 440. Nós ampliamos o Programa Saúde da Família e, mais do que isso, os funcionários que eram só prestadores de serviço, contratados por empresas que não recolhiam os impostos e que hoje são servidores da prefeitura, com todos os direitos garantidos.
O programa Saúde do Idoso só existia em uma unidade e hoje está em todas as unidades de Belém. Temos casos de pacientes de Cachoeira do Arari que foram atendidos na sala de parto de Cotijuba, que é uma ação firme para melhorar o atendimento da mulher e da criança, diminuindo a mortalidade materno-infantil nas ilhas de Belém.
Já estamos trabalhando. Estamos na quarta laje do Novo Pronto-Socorro da Bernal do Couto, que terá mais 150 leitos. O PSM do Guamá também será duplicado, com mais 60 leitos. Vamos implantar oito Unidades de Pronto Atendimento, que são de média complexidade, para desafogar os PSMs. E vamos criar o Hospital Maternidade de Belém, entre outras ações, que vão ampliar as ações da Prefeitura em Saúde.
Para muitos que não conhecem, projetos como o Complexo do Entroncamento, que estava com o tapume se dissolvendo e foi feito por nós, fazia parte do Via Metrópole; o projeto de duplicação da Avenida João Paulo II também, e estamos fazendo, concluindo ainda neste mês; o projeto Binário das avenidas Pedro Álvares Cabral e Senador Lemos, também, e estamos fazendo; a Via Parque Marquês de Herval, a própria Nova Duque, a duplicação da Perimetral que será feita, a nova Orla Avenida Beira-Rio e ainda, a Via Expressa, que é a avenida Belém, que vai interligar a cidade a Marituba, na altura da Alça Viária, se os outros prefeitos da região metropolitana e o governo do Estado assim o quiserem.
Já estamos fazendo obras importantes como macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova, que vai revolucionar dez bairros de Belém e acabar com os alagamentos na cidade, em áreas nobres e periféricas.
A macrodrenagem do Paracuri, que também vai mudar a cara de Icoaraci, a segunda e terceira etapas da Vila da Barca, o Pórtico Metrópole, que vai oferecer segurança para pedestres, retirar um sinal da BR 316 e dar maior fluidez ao trânsito.
Estamos preparando Belém para os 400 anos, mas estamos preparando para o Fórum Social Mundial que acontece em janeiro de 2009, bem como para ser sub-sede da Copa do Mundo em 2014, se Deus quiser.
Eu me fixei mais na área de Saúde propositadamente, mas quem quiser conhecer outras tantas propostas concretas e palpáveis pode acessar o nosso portal, que é o www.duciomar14.can.br.
Me reservo, aqui, ao direito de não atacar ninguém, porque a melhor resposta que se dá às inverdades, calúnias e ofensas que tenho sofrido é nas urnas. A resposta certa será dada pelo povo, no próximo dia 5.
Meu compromisso é com a população de Belém e com o trabalho. Conto com o apoio de quem quer transformar a cidade de verdade e com responsabilidade.
Obrigado, de coração, pela oportunidade no Espaço Aberto, que é muito mais que isso. Trata-se de um espaço democrático para a propagação de idéias, projetos, programas, planos, ações, obras e serviços.

Com um bom abraço.
Duciomar Costa
-------------------------------------------

O próximo artigo a ser publicado na segunda-feira (22) é o da candidata do PSOL a prefeita de Belém, vereadora Marinor Brito.

4 comentários:

Anônimo disse...

DUDU e sua BELEM Ficticia! Só ele encherga isto!

Anônimo disse...

Infelizmente o candidato não teve competência para resolver a questão do trânsito.

Inventam que a solução é um projeto que custará milhões.

Por que não licitaram as concessões de linhas de ônibus, dividindo-as entre as empresas? Será que esse pessoal nunca se convence de que o trasnporte coletivo é concessão do poder público e não atividade exclusivamente privada?

E a CTBEL que não multa taxis em pontos clandestinos, mas apenas automóveis particulares. Há alguma deferência para taxistas? Se tiver, vou pintar meu carro de branco para não levar multas.

E a saúde? Será que o prefeito e seu secretariado se serviriam dos serviços médicos-cirúrgicos do pronto socorro da 14? Dúvido!!!!!

Tem muita coisa que não foi resolvida e nem será.

O pior é que os outros não vão fazer melhor, porque a questão diz respeito a uma miséria generelizada que um prefeito não pode cuidar.

Ia esquecendo! o pessoal que trabalha na sua campanha põe o volume do carro de som muito alto. Por que não manda eles para a porta da sua casa fazer o mesmo barulho?

Anônimo disse...

Sr. Prefeito, sou morador da Avenida Perimetral e acompanho as notícias sobre sua duplicação. Este projeto, ao que me consta, já foi lançado e já está sendo executado pelo governo do estado. Por que o sr. a coloca como meta de seu futuro(?) governo? Quanto ao "festejado" binário da Senador Lemos/Pedro Álvares Cabral,este projeto transformou a principal via do Telégrafo em contra-mão. Eu trabalho diariamente neste bairro e hoje, assim como eu, vários trabalhadores que moram em outros bairros, temos que "pegar" pelo menos duas conduções para chegar ao trabalho e mais duas para sair, ainda se arriscando em ruas, potencialmente, perigosas a qualquer hora do dia, ou seja, melhorou para os motoristas que adoram "voar" em suas máquinas sem asas porém velozes. Em frente à escola em que trabalho (EE José Alves Maia) raramente aparece um guarda da Ctbel, o mesmo órgão que só instalará um semáforo ali quando alguém for vitimado. Por isso e muito mais, Belém não merece o sr. de novo como prefeito.

Poster disse...

Olá, Alcyr.
Vou postar seu comentário na ribalta, no final da manhã deste sábado.
Abs.