quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Selvageria é a exclusão social, diz Nery

O senador José Nery disse da tribuna do Senado que o quebra-quebra ocorrido em Viseu representa mais um caso revelador do quanto é banal a violação da dignidade humana no Pará.
"Não importa se os jovens estavam fumando maconha ou simplesmente jogando uma pelada. Nessa condição, cansada de tanta impunidade, a população submetida a tanta injustiça e violência institucional reage da única forma que sabe chamar atenção", disse o senador.
Ele reprovou os que consideram um ato de selvageria as depredações em Viseu: "Selvageria é a brutal exclusão social que gera insegurança constante. O aparato policial do Estado do Pará necessita, como aliás necessitam as polícias de todo o Brasil, observar os direitos mais elementares da cidadania e principalmente os direitos humanos", sustentou Nery.
Nesse sentido, o senador ressaltou o Baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos municípios brasileiros e com grande incidência no Pará.
Segundo Nery, o IDH de Viseu, com seus 53 mil habitantes, é de 0,61. E as taxas de analfabetismo para crianças de 7 a 14 anos e para jovens de 15 a 18 anos são de 45,57% e 15,18% respectivamente, segundo dados do censo de 2000. "Essa é a verdadeira causa da imagem negativa que tão injustamente recai sobre o povo honesto e trabalhador de meu Estado", ressaltou o senador.

Nenhum comentário: