quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Segup garante que situação foi controlada

No AMAZÔNIA:

Após a revolta popular em Viseu, a situação está controlada, disse o secretário de Estado de Segurança Pública, Geraldo Araújo. Os quatro policiais envolvidos na morte do adolescente foram afastados e estão à disposição da Corregedoria, que investiga os fatos.
As informações sobre as providências para identificar e prender os envolvidos foram divulgadas ontem em uma entrevista coletiva à imprensa, da qual participaram Araújo, o delegado-geral de Polícia Civil, Justiniano Alves Júnior; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Luiz Cláudio Ruffeil; e o diretor de Polícia do Interior, delegado Miguel Cunha. Segundo Geraldo Araújo, as polícias Civil e Militar continuam com contingentes reforçados na cidade e permanecerão lá até quando for necessário. Ao todo, são 80 policiais militares e 15 policiais civis.
O secretário disse que todas as investigações necessárias estão sendo feitas para que a morte do adolescente seja esclarecida. Ele adiantou que o procedimento policial logo após a morte é considerado incorreto. 'O correto seria aguardar a perícia para posterior remoção do corpo. Todos os policiais sabem que o local de crime deve ser preservado', disse. Ao invés disso, o corpo do rapaz foi levado para Bragança e depois para o IML de Castanhal.
Para o secretário, a destruição do fórum e da delegacia do município pode não ter sido motivada pela revolta popular em função da morte do adolescente. 'Não faz sentido que um abuso policial seja determinante para que um fórum e uma delegacia sejam destruídos após saques de armas e até drogas'.
O comentário foi feito porque existe a suspeita que o grupo de manifestantes tivesse aproveitado o clamor popular para saquear e destruir os prédios, com o objetivo de roubar as armas e queimar todos os procedimentos e inquéritos policiais dos locais. Araújo lembrou, porém, que é preciso aguardar as investigações.

2 comentários:

Anônimo disse...

O secretário Geraldo Araújo chegou dizendo que ia combater a corrupção nos órgãos de segurança. De imediato lhe encaminhei uma petição, devidamente subscrita, na qual narrei vários casos de desvio de função que ocorrem na PM. Até hoje, mesmo depois de ter reiterado 03 vezes esta autoridade não emitiu qualquer resposta. Só na SEGUP - órgão que ele dirige - tem mais policais militares executando funções que não são de polícia que na Cidade de VISEU. Que preocupação tem o Secretário com as populações das cidades do interior do Estado se ele permite que centenas de PMs permaneçam em flagrante desvio de função enquanto o povo fica à míngua. Afinal, quem de fato é o corrupto: quem corrompe ou aquele que nada faz para impedir que a corrupção continue?

Major Walber Wolgrand (Presidente da Associação em defesa dos Direitos dos Militares do Pará)

E-mail: w_wolgrand@hotmail.com

Poster disse...

Major,
Vou postar na ribalta seu comentário neste domingo, já que hoje o blog não será atualizado.
Abs.