segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Romaria para São Benedito

No AMAZÔNIA:

Os comemorações da Festividade de São Benedito encerraram, ontem, no bairro do Jurunas. Com a celebração de uma missa na igreja de São Judas Tadeu, a procissão seguiu até a capela de Santa Luzia, onde aconteceu a tradicional derrubada do mastro e queima de fogos de artifício. Esse ano, o tema foi 'Como eu posso falar de Jesus Cristo, se eu não levar primeiro a paz?'.
Segundo o coordenador geral da festividade, Manoel Costa, o objetivo do tema é fazer com que os fiéis façam o bem ao próximo. A comemoração durou dez dias e contou com a participação de vários grupos folclóricos de Belém. Além disso, a venda de bebidas alcoólicas foi proibida. 'Não é uma comemoração profana. Trabalhamos somente com a venda de comidas típicas', disse.
A festividade teve a participação de ciclistas e um grupo de capoeira que acompanhou a procissão. As crianças estiveram presentes em dois carros dos anjos. E a banda do Clube Musical 31 de Agosto também celebrou junto aos fiéis. Para Nonato Dias, da guarda de São Benedito, a emoção é muito grande. 'Foi a primeira vez que participei da festividade e foi uma alegria imensa. Estarei sempre disposto a colaborar com algo tão bonito', informou.
Ercília Lobato, que há mais de dez anos acompanha a festividade de São Benedito, tem muita fé no santo. 'Já alcancei muitas graças através dele. Inclusive, o nome do meu esposo é Benedito. Uma vez ele sofreu um acidente e conseguiu se curar. Graças ao santo o meu marido voltou a andar. Por esse motivo, todos os anos nós estamos comemorando na procissão', declarou.
Maria de Nazaré Pereira, que acompanha a procissão há seis anos, acredita que a festividade é um momento de integração da família, de rever valores. 'É muito importante ter fé. Ter um objetivo maior na vida. Quando se acredita em algo, tudo é possível', informou.
A festividade teve início da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Segundo o coordenador geral, é muito gratificante saber que essa tradição é mantida há 53 anos. 'A irmandade tem muito orgulho dessa história. E pretendemos manter essa tradição por muito mais tempo. temos orgulho disso. E que no ano que vem tudo seja ainda melhor', disse.

Nenhum comentário: