quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Relatório do TCE aponta má gestão

No AMAZÔNIA:

Equipamentos comprados e não entregues, mesmo depois de oito meses da licitação. Foi esta a realidade encontrada na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará pelo Departamento de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado, sob a coordenação do conselheiro Ivan Barbosa da Cunha, relator da comissão que auditou, em cerca de 45 dias de trabalho, a instituição.
O TCE chegou à conclusão que o maior problema na Santa Casa, e que contribuiu para a morte em série dos bebês no mês de julho, foi a má gestão no hospital. 'Foi má administração. Faltou diligência. Quem não é diligente, não pode administrar bem', confirmou o conselheiro relator da auditoria.
Com base em inúmeros acontecimentos listados em um grande relatório com mais de mil páginas, o TCE revela que objetos adquiridos no pregão nº 017/2007, com contratos firmados em novembro do ano passado, só foram entregues em julho deste ano, oito meses depois, e em função da cobrança feita pela equipe técnica do TCE.
O relatório, que foi votado em plenário na manhã de ontem, possui 28 recomendações administrativas e financeiras para a diretoria do hospital. Nele estão sugestões de como registrar fichas nas prateleiras de medicamentos, revisão da necessidade de mão-de-obra do almoxarifado e do Centro de Atendimento Farmacêutico, modernização administrativa, implantação de comissão interna de prevenção de acidentes, entre outras rotinas e procedimentos que não são bem gerenciados na instituição.
O relatório do Tribunal de Contas do Estado será encaminhado, a partir de hoje, para a governadora Ana Júlia Carepa, Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Tribunal de Justiça do Estado (TJE) e Ministério Público Estadual (MPE). O TCE também está preocupado com o efetivo cumprimento do relatório, por isso os conselheiros Ivan Cunha e Cipriano Sabino afirmam que vão continuar acompanhando o caso e que o próprio tribunal pretende incluir na avaliação da prestação de contas da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, já para 2009, referente ao ano de 2008, a síntese do relatório produzido.
'O TCE está mudando. Esta contribuição que o tribunal faz à Santa Casa é inédita. Se com este relatório, já pudermos salvar algumas vidas, já teremos feito um grande trabalho', disse Ivan Cunha.

Nenhum comentário: