domingo, 17 de agosto de 2008

Faixas não fazem mais efeito

No AMAZÔNIA:

Moradores da rua São Domingos, no bairro da Terra Firme, não tiveram resultados depois de colocarem faixas denunciando a violência do local. Ao contrário do que ocorreu na rua Triunvirato, na Cidade Velha, a população afirma que a violência continua elevada, mesmo com rondas policiais. O problema, segundo moradores, é que o contingente de policiais que trabalham na área é insuficiente para atender todo o bairro. Além disso, segundo denúncias, nem mesmo a polícia circula em áreas consideradas 'zonas vermelhas'.
Na Triunvirato, uma das saídas para diminuir a violência foi mudar as rondas - que antes eram feitas à pé - para policiamento em bicicletas, possibilitando mais agilidade aos policiais. Este mesmo recurso, na opinião dos moradores, não seria suficiente para atuar na rua São Domingos ou mesmo em outra área da Terra Firme. 'O ideal seria que tivessem mais rondas em motocicletas, pois as motos conseguem entrar em todas as ruas, mesmo aquelas que são de difícil acesso para carros', disse a moradora, que se identificou apenas como Andréa e informou ter 34 anos.
Segundo Andréa, a idéia de colocar as faixas foi uma maneira de chamar a atenção não apenas das pessoas que não moram na Terra Firme, mas principalmente da polícia. Nas faixas, os dizeres pediam mais policiamento e também denunciavam os constantes assaltos e outros crimes que ocorriam na rua. 'Mas o problema não é só aqui na São Domingos, é em todo o bairro da Terra Firme', frisou.
A moradora disse ainda que a intenção não é denegrir a imagem da Polícia Militar. 'Não estamos acusando ninguém. Nós até vemos carros da polícia, mas não nos momentos em que precisamos, e não em todas as ruas e transversais. Todos sabemos que o número de policiais não é suficiente para o bairro da Terra Firme, que está ficando cada vez mais perigoso', denunciou.
Outro morador, Amadeus Carvalho, disse que a população já pensou em se reunir para ajudar de alguma maneira, assim como foi feito na Cidade Velha. 'Mas nós descobrimos que não adianta muito, pois a maioria das pessoas não tem uma renda suficiente para ajudar a comprar motocicletas. Estou dizendo isso porque bicicletas não ajudariam a polícia em nada aqui na Terra Firme. Seria provável até que os bandidos rissem na cara dos policiais', argumentou Amadeus, que mora há mais de 20 anos no bairro.

Mais aqui.

Nenhum comentário: