terça-feira, 19 de agosto de 2008

Estudante esfaqueia colega

No AMAZÔNIA:

Um estudante de 17 anos foi esfaqueado, ontem, por outro adolescente, no Colégio Paes de Carvalho, no Comércio. O fato ocorreu por volta das 14 horas, bem em frente ao prédio do colégio. O agressor, aluno do 1º ano, aproximou-se da vítima, que faz o 3º ano, e desferiu três facadas. O aluno esfaqueado ainda tentou entrar no colégio, mas como o portão estava fechado, ele acabou caindo no pátio.
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi até o local, onde prestou os primeiros-socorros ao estudante, que foi encaminhado para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua. Segundo informações obtidas no hospital, o adolescente estava internado e seria submetido a uma cirurgia. O registro de ocorrência feito na unidade policial do hospital diz que o estudante foi vítima de três facadas.
Segundo testemunhas, após o crime, o agressor fugiu, andando, no sentido do centro comercial. Equipes da Polícia Militar estiveram no local colhendo informações sobre o caso. No colégio, o clima era de muito medo. Estudantes ainda estavam bastante assustados com o que aconteceu. Um estudante do 1º ano, que estuda na sala do autor do esfaqueamento, contou à reportagem que, ontem, eles estavam fazendo prova de História, mas que o acusado não compareceu em sala de aula. Logo depois, ocorreu o esfaqueamento.
Uma outra estudante, amiga da vítima, contou que estava conversando com a vítima, quando o acusado chegou, brigando porque queria os R$ 100,00, referente a venda de um cartão. A aluna não soube dizer a que cartão eles estavam se referindo. Limitou-se a dizer que a vítima informou que havia repassado o objeto a outra pessoa. A discussão teria ocorrido no anexo da escola, onde estudam os alunos do 3º ano. Momentos depois, ocorreu o crime, em frente à escola.
No colégio Paes de Carvalho, um dos mais tradicionais da rede estadual de ensino, em Belém, houve também quem especulasse que já havia uma 'rixa' entre os dois estudantes. Porém, um grupo de alunos que estuda com o acusado contou que ele já havia ido armado de revólver para o colégio em outra ocasião. Mas, ontem, ele usou uma faca de cozinha. Vários professores saíram da escola, na tarde de ontem, chocados com o que aconteceu e não quiseram falar com a imprensa.
A estudante Suzane Pantoja, de 19 anos, disse que estava 'indignada' com a situação. 'Essa é uma escola de tradição em Belém. Não se pode admitir que uma coisa dessas aconteça. Acredito que deveria voltar a ter teste de seleção para estudar aqui porque seria uma forma de selecionar melhor', disse a estudante. A direção da aescola não permitiu a entrada da imprensa no colégio e nem quis se manifestar sobre o assunto.
Uma representante de remédios, que estava passando pelo local e que pediu para não ter a identidade revelada, disse que assistiu a tudo. 'Não houve nenhum diálogo entre os dois. Ele já chegou esfaqueando o outro. Logo em seguida, o esfaqueado correu para tentar entrar na escola, mas acabou caindo no pátio', disse a testemunha. Vários alunos filmaram com seus celulares o atendimento do Samu à vítima.
Através de nota enviada à redação, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que 'disponibilizou toda a assistência para o aluno ferido em frente à escola estadual Paes de Carvalho, providenciando, inclusive a sua internação no Hospital Metropolitano de Belém, onde o aluno foi operado e não corre risco de morte'. Além disso, a Seduc também informou 'que tomou todas as providências policiais cabíveis no caso'. Entre elas, a secretaria citou a realização do Boletim de Ocorrência policial na seccional do comércio e a entrega da ficha de matrícula do aluno acusado do crime para que a polícia investigue o caso.

Nenhum comentário: