terça-feira, 19 de agosto de 2008

Greve ronda os presídios

No AMAZÔNIA:

O Governo do Estado tem até quinta-feira à noite para encontrar uma solução para os servidores temporários demitidos da Superintendência do Sistema Prisional (Susipe) e evitar uma paralisação - inédita e perigosa - da categoria. A reunião marcada para a próxima quinta-feira (21) entre representantes da Casa Civil, Sindicato dos Servidores Públicos do Pará (Sepub) e agentes prisionais temporários, no Palácio dos Despachos, será decisiva para o início ou não da greve, que pode afetar os mais de 1.500 agentes prisionais responsáveis pelas cadeias públicas do Estado.
Uma assembléia geral dos servidores temporários da Susipe, também marcada para quinta-feira, irá definir como a categoria vai reagir às demissões anunciadas pelo Governo do Estado nas últimas duas semanas - e a concomitante contratação de novos servidores provisórios. O Sepub não descarta o início imediato de uma paralisação dos servidores do Sistema Penitenciário, caso o governo insista em manter os cortes no quadro.
Três listas publicadas no Diário Oficial do Estado entre os dias 12 e 18 deste mês confirmam a demissão de 87 agentes prisionais temporários, contratados pela Susipe para 'completar' o quadro funcional das casas penais do Estado. Tapando o sol com a peneira, o Governo anuncia a contratação de 70 novos servidores temporários, adiando por mais seis meses uma decisão definitiva sobre o contrato pelo sistema penitenciário - este tempo é o prazo final para o distrato dos temporários pelo governo do Estado, determinado em acordo entre Justiça do Trabalho e o Ministério Público, adiado por mais de duas vezes. Ontem, 33 nomes foram anunciados no Diário Oficial do Estado logo abaixo da lista de corte. Ao todo, já são 70 novos temporários contratados pelo Estado para tapar o buraco deixado pelo corte de agosto.
O desligamento dos servidores foi recebido com alarde pela Comissão de Trabalhadores Temporários do Estado do Pará, que classificou a 'operação de troca' como 'imoral'. O distrato dos temporários da Susipe deve ser confirmado até sábado (23), quando a lista de servidores desligados deve ser fechada. Por enquanto a Superintendência não confirma o número de desligamentos de agentes prisionais, mas não descarta a possibilidade de que novos nomes sejam incluídos na lista de corte.

Mais aqui.

Nenhum comentário: