quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Dez são presos por depredações em Viseu

No AMAZÔNIA:

Até o meio-dia de ontem, quando a equipe do superintendente da Polícia Civil na Região Bragantina, delegado Riomar Firmino, havia deixado Viseu, dez pessoas tinham sido presas acusadas de participação na depredação, saque e destruição dos prédios da delegacia de polícia e do fórum da comarca do município, localizado do nordeste paraense. A revolta popular ocorreu na manhã e tarde da última terça-feira, depois da morte de um adolescente. A maioria dos presos estava dentro de suas casas. O professor Cláudio Ferreira Costa, de 30 anos, candidato do PC do B a vereador por Viseu, que também fora detido, tinha sido liberado, por nada ter sido provado contra ele. Antes de ser solto, ele prestou depoimento ao delegado Riomar e ao escrivão Lauro Brito.
Também foram recuperadas várias armas roubadas do fórum, que fazem parte dos processos que tramitam na Comarca, a grande maioria antigas e enferrujadas. Os saqueadores levaram também computadores, nove motocicletas que estavam aprendidas no fórum (seis delas já foram recuperadas), botijão de gás e até uma pequena quantidade de maconha. Alessandro Lopes Gonçalves, o 'Tecoteia', de 22 anos, foi o único preso recapturado, dos dez que foram soltos da delegacia pelos revoltosos. Nem os pertences pessoais do juiz César Augusto Puty Paiva Rodrigues escaparam do saque.
'Já conseguimos identificar pelo menos mais 20 pessoas que tiveram participação no episódio, ou incitando ou saqueando e destruindo os dois prédios, e que fugiram da cidade', informou o delegado. Dentre os fugitivos, uma integrante do Conselho Tutelar de Viseu, de prenome Goretha, denunciada por uma outra conselheira tutelar; um homem chamado Mário Vilela, que levou nove espingardas do Fórum saqueado; além de outros integrantes do bando que destruiu os dois prédios públicos.
Riomar Firmino foi categórico ao afirmar que não viu motivação político partidária em tudo o que aconteceu na última terça-feira em Viseu 'Foi tudo obra de vândalos, todos eles amigos do adolescente morto', afirmou o delegado, se referindo à morte de Jaércio da Silva Souza, de 17 anos, atingido, no final da tarde da última segunda-feira, por uma bala na cabeça no momento em que, resistindo à prisão, tentou desarmar um dos quatro policiais que participavam da missão para prender criminosos no bairro da Piçarreira, periferia de Viseu. O adolescente teria tendo tomar-lhe o revólver. Segundo o delegado, dentre os que participaram do quebra-quebra havia muitos menores de idade, componentes de gangues. 'Os cabeças do vandalismo foram presos', garante Riomar.
Os presos são o professor Marcelo Ferreira dos Santos, que é coordenador técnico pedagógico da Secretaria de Educação de Viseu; Albenizio Gomes de Aguiar, o 'Birico', de 39 anos; Manuel Gonçalves da Silva, o 'Codó', de 20 anos; Edilson da Silva Oliveira, o Dilsinho de 32; Adenilson da Silva Oliveira, de 19; Eldon José Silva Monteiro, de 20; e Cleonilde da Silva Gomes, a 'Cleide', de 26. Todas essas prisões foram efetuadas por policiais civis e por militares do Batalhão de Choque.

Nenhum comentário: