quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Números da Sespa sobre a Covid são completamente irreais. E estão pelo menos 17 vezes defasados em relação apenas a Belém.


É absurda e inacreditável, para dizer o mínimo, a inconsistência dos números de casos da Covid divulgados pela Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) e disponíveis nas redes sociais do governo do estado.

Vejam a imagem do alto.

Os dados mais recentes, divulgados pela Sespa na noite desta terça (25), apontavam o registro de 398 novos casos nos últimos sete dias.

Agora, vejam a imagem acima.

Ali estão os dados divulgados pela Prefeitura de Belém também ontem à noite . Nos últimos sete dias, tivemos nada mais, nada menos do que 6.717 positivos para a Covid. E apenas em Belém, vale dizer. Vocês imaginem, então, em todo o território paraense.

Na comparação dos dois dados, apenas Belém teria quase 17 vezes mais casos de Covid em relação a todo o Pará.

É um disparate total.

Um disparate que se mostra mais assustador quando nos voltamos para a declaração estapafúrdia do secretário de Saúde do Pará, Romulo Rodovalho, que na última sexta-feira afirmou, durante entrevista coletiva (aquele ambiente onde jornalistas normalmente fazem perguntas burocráticas e ouvem também respostas burocráticas), que o estado não registrara, até aquela altura, nem um caso da variante ômicron.

Conviria que a Sespa explicasse a razão dessa abissal defasagem de dados que se observa até o presente momento. A explicação mais provável pode ser a de que ainda estão ocorrendo instabilidades nos sistema de alimentação de dados na plataforma do Ministério da Saúde.

Mas então que essa explicação seja dada.

Enquanto ninguém souber o que está acontecendo, mais sensato seria a Sespa suspender temporariamente a divulgação de seus números sobre a pandemia no estado. Como fez, aliás, a Prefeitura de Belém, durante cerca de duas semanas, período em que houve problemas na alimentação de dados.

Nenhum comentário: