terça-feira, 17 de novembro de 2020

"Foi um fenômeno, algo imperceptível", diz Priante sobre a escalada de Eguchi na reta final de campanha

José Priante, em banner de campanha: "Estou com a alma mansa e tranquila"

O deputado federal José Priante, candidato do MDB a prefeito de Belém nas eleições do último domingo, disse há pouco, ao Espaço Aberto, que ainda não sabe a que fatores atribuir, com precisão, a disparada do Delegado Federal Eguchi (Patriota) na reta final.
Priante, que durante a campanha aparecia em segundo lugar em todas as pesquisas, na faixa média dos 15% das intenções de voto, acabou sendo ultrapassado por Eguchi, que se mantivera num patamar entre 5% e 8%, mas conquistou 23,06% dos votos válidos e vai disputar o segundo turno contra Edmilson Rodrigues (PSOL), enquanto o candidato do MDB ficou em terceiro, com 17,03%.
"Foi um fenômeno. Algo subterrâneo. Algo imperceptível. Isso ocorreu de sábado para domingo", disse Priante ao blog. Confrontado com o fato de que pesquisas como a do Ibope, publicada no sábado, já detectavam o crescimento rápido de Eguchi, o deputado destacou que os 13% de intenções de voto atribuídos no levantamento a Eguchi ficaram, mesmo assim, bem distantes dos 23,06% atestados pelas urnas. Em contrapartida, a aferição registrou 17% para Priante, percentual semelhante aos 17,03% apontados nas urnas.
"Efeito Witzel" - O deputado comparou a disparada de Everaldo Eguchi ao que chamou de "efeito Witzel". A referência é à performance de Wilson Witzel, que na campanha de 2018, dias antes da eleição, era um ilustre desconhecido, mas acabou passando para o segundo turno e se elegeu governador do Rio de Janeiro, cargo do qual se encontra no momento afastado, respondendo a um processo de impeachment.
Dizendo-se "com a alma mansa e tranquila", o ex-candidato do MDB reforçou ao Espaço Aberto o que já anunciara em nota distribuída nesta segunda-feira (16): sua neutralidade em relação a Edmilson e Eguchi, que vão se enfrentar no segundo turno.
"Primeiramente agradeço aos mais de 123 mil votos de confiança do povo de Belém. Essa confiança no nosso projeto seguirá retribuída através do meu mandato como deputado federal. Seguirei buscando recursos e aprovando projetos na Câmara que sejam interesse de Belém e de todo o Pará", diz Priante na nota.
"Quanto ao segundo turno da eleição declaro que não apoiarei o candidato Edmilson Rodrigues, por conhecê-lo, e também não apoiarei o candidato Delegado Eguchi, por não conhecê-lo. Portanto, minha posição e recomendação é de neutralidade", avisa o parlamentar.

2 comentários:

Unknown disse...

Priante esqueceu de falar que na última semana de campanha dias antes da eleição suas propagandas mostravam sempre seu primo Helder ao lado, como um encosto, mas o tiro saiu pela culatra, colar a imagem do primo Helder na campanha do Priante foi o que levou a esse vexame.

Anônimo disse...

Ele parecia cabo eleitoral do helder