segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Além de ter sido alijado do segundo turno na disputa para prefeito de Belém, MDB encolhe na Câmara

Joaquim Campos (MDB) não se reelegeu. No ano passado, ele, que se diz jornalista, usou
linguagem chula para se referir a uma jornalista da Folha alvo de comentários sexistas

Sargento Silvano (PSC) colecionou polêmicas nos últimos quatro anos. Uma delas foi apresentar
projeto criando o Dia do Orgulho Heterossexual. Neste ano, foi abatido pelas urnas.

O MDB não experimentou um revés apenas na disputa pela Prefeitura de Belém, ao ver seu candidato, José Priante, ser suplantado na reta final pelo Delegado Federal Eguchi (Patriota), que vai disputar o segundo turno com Edmilson Rodrigues, no dia 29 deste mês. Outro revés se consumou nas eleições para a Câmara Municipal de Belém. No total, dos 35 vereadores, 17 não se reelegeram. A renovação foi de 51,4%.

Na Câmara, o MDB, que atualmente conta com sete vereadores, vai encolher para quatro na próxima legislatura. Mesmo assim, o partido continuará com a maior bancada. Além de Paulo Queiroz e Professor Wellington Magalhães, que não se reelegeram, também foi expurgado pelas urnas para um próximo mandato o vereador emedebista Joaquim Campos.

Em fevereiro do ano passado, Campos protagonizou um dos episódios mais deploráveis da atual legislatura, ao usar termos chulos para se referir à jornalista da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello, após ela ter sido alvo de comentários de cunho sexista pelo presidente Jair Bolsonaro.

O PSOL, partido do candidato Edmilson Rodrigues, que vai disputar o segundo turno com Eguchi, manteve as suas três cadeiras na Câmara. Doutor Chiquinho - que chegou a protocolar representação no Ministério Público denunciando supostas irregularidades na compra de respiradores pelo governo Zenaldo Coutinho - e Enfermeira Nazaré não se reelegeram. Mas Fernando Carneiro conseguiu um novo mandato, e terá como companheiras de bancada duas mulheres - Vivi e Lívia Duarte.

O Patriota, partido de Eguchi, que não tem nenhum representante atualmente no Legislativo municipal, terá dois nos próximos quatro anos: Pastora Salete e Josias Higino.

Chama atenção o Republicanos. O partido, que disputou a eleição para prefeito de Belém com Vavá Martins, não é representado por nenhum vereador atualmente, mas neste pleito conseguiu eleger três: Juá Belém, Augusto Santos e Vinícius, goleiro do Remo.

O PSDB, que tem três vereadores na atual legislatura, ficará reduzido a duas cadeiras na próxima. Mauro Freitas e Moa Moraes conseguiram renovar o mandato, ao contrário de Nehemias Valentim.

Outro personagem que não conseguiu se reeleger foi Sargento Silvano. Seu partido, o PSD, com dois representantes atualmente, só terá um pelos próximos quatro anos: Dona Neves. Silvano, que ficou de fora, notabilizou-se por várias polêmicas. Em uma delas, ele comemorou em vídeo a execução de Gordo do Aurá, então vereador em Ananindeua. Em outra ocasião, apresentou projeto propondo  a inclusão do Dia do Orgulho Heterossexual no calendário oficial de Belém. Neste ano, envolveu-se em incidentes quando visitava o bairro do Curió-Utinga.

Celsinho Sabino (PSC) será outra ausência notada na próxima legislatura, já que não conseguiu se reeleger. O vereador é sobrinho de Celso Sabino (PSDB), que chegou a apresentar seu nome como opção para ser o candidato do partido à sucessão de Zenaldo, mas foi ignorado porque os tucanos o consideram como aliado do governo Helder Barbalho, que inclusive nomeou um irmã do parlamentar para dirigir a Jucepa.

A nova composição da Câmara de Belém ficará assim:

Zeca Pirão (MDB), 10.851 votos (reeleito)

Nenem Albuquerque (MDB), 10.272 votos (reeleito)

Juá Belém (Republicanos), 10.221 votos

Túlio Neves (PROS), 10.119 votos

Vivi (PSOL), 9.654 votos

João Coelho (PTB), 9.493 votos

John Wayne (MDB), 9.054 votos (reeleito)

Pablo Farah (PL), 8.602 votos (reeleito)

Bieco (PL), 8.111 votos (reeleito)

Augusto Santos (Republicanos), 7.521 votos

Goleiro Vinicius (Republicanos), 7.079 votos

Moa Moraes (PSDB), 6.942 votos (reeleito)

Mauro Freitas (PSDB), 6.392 votos (reeleito)

Blenda Quaresma (MDB), 6.210 votos (reeleita)

Zeca do Barreiro (Avante), 5.778 votos

Lívia Duarte (PSOL), 5.599 votos

Igor Andrade (Solidariedade), 5.558 votos (reeleito)

Fabricio Gama (DEM), 5.224 votos (reeleito)

Bia Caminha (PT), 4.874 votos

Renan Normando (PODE), 4.844 votos

Lulu das Comunidades (PTC), 4.657 votos (reeleito)

Dinelly (PSC), 4.618 votos (reeleito)

Fabio Souza (PSB), 4.557 votos

Gleisson Oliveira (PSB), 4.417 votos (reeleito)

Fernando Carneiro (PSOL), 4.304 votos (reeleito)

Roni Gas (PROS) foi eleito com 3.833 votos

Matheus Cavalcante (Cidadania), 3.647 votos

Emerson Sampaio (PP), 3.536 votos (reeleito)

Dona Neves (PSD), 3.238 votos

Amaury da APPD (PT), 3.177 votos (reeleito)

Altair Brandão (PC do B), 3.088 votos (reeleito)

Pastora Salete (Patriota), 2.976 votos

Allan Pombo (PDT), 2.860 votos

Miguel Rodrigues (PODE), 2.598 votos

Josias Higino (Patriota) , 2.364 votos

Um comentário:

Anônimo disse...

Joaquim e Silvano foram vereadores inexpressivos, do pior desempenho, apresentando projetos irrelevantes as demandas da população, de fato, mereceram a derrota nas urnas.