segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Afinal de contas, quem é Everaldo Eguchi? Ele vai mesmo sair todo dia caçando corruptos pelas ruas?

Edmilson? Goste dele ou não, você já o conhece. E Eguchi?

"Eguchi?"

"Mas quem é esse Eguchi?"

Não sei se você aí, que lê o blog agora. Mas eu tenho ouvido, nas últimas horas, trocentas perguntas sobre quem é o Delegado Federal Eguchi (Patriota), que vai disputar contra Edmilson Rodrigues o segundo turno da eleição que vai definir quem será o próximo prefeito de Belém.

As perguntas, normalmente, são de leitores que estão fora da cidade há algum tempo e não acompanharam com mais assiduidade esta campanha eleitoral nos últimos dois meses.

O que tenho respondido, invariavelmente?

Respondo que não sei. Nem eu mesmo sei quem é o Delegado Federal Eguchi.

Mas como assim, se Eguchi obteve 167.599 votos na eleição de domingo?

Dizer que não sabemos quem é o adversário de Edmilson Rodrigues é, obviamente, uma força de expressão.

Mas não é força de expressão atestarmos que todos sabemos pouco, muito pouco, sobre um dos aspirantes a governar uma cidade de 1,5 milhão de habitantes como Belém - complexa, com abismos sociais imensos, contrastante em suas belezas e nas mazelas que reforçam injustiças horríveis.

Propaganda - Eguchi, vejam na tabela ao lado, teve direito a apenas 89 inserções no rádio e na TV durante o primeiro turno, com inserções de apenas 18 segundos. Repito: dezoito segundos.

Você sabe o que são 18 segundos? Fiz um teste: cantei a primeira estrofe do Hino Nacional. É mais ou menos isso!

Priante, o candidato do MDB que Eguchi suplantou na reta final, teve direito a um tempo de 2:55 de propaganda, com 860 inserções, ou seja, 9,6 vezes mais que o candidato do MDB, apoiado intensa, enfática e exaustivamente por ninguém menos que o governador Helder Barbalho.

Que propostas Eguchi apresentou, capaz de sensibilizar o eleitorado de Belém a abrir-lhe passagem para o segundo turno?

A rigor, não apresentou praticamente nenhuma.

Talvez por falta de maior espaço na propaganda no rádio e na TV, não conhecemos o que o delegado pretende fazer pela cidade, caso venha a governá-la.

No único debate público de que participou, promovido pelo Portal RomaNews, o delegado foi pífio, evasivo, vago.

"Pega o ladrão!" - Monotemático, o candidato do Patriota falou muito em combater a corrupção, tema que, em sua campanha, abordou exaustivamente, associando-o à sua profissão de delegado da Polícia Federal.

Em campanha, Eguchi chegou a mostrar algemas, dando a entender que mandaria prender corruptos. Quem terá sido capaz de acreditar nessa balela?

Nem prefeito, nem governador, nem o presidente da República prende e nem manda prender corruptos.

Quem prende é a polícia, como bem sabe o delegado federal Everaldo Eguchi.

E quem manda prender é a Justiça. Apenas e tão somente ela. Como também sabe o delegado.

Mas quantos, entre os 167.599 que votaram em Eguchi, estão conscientes dessas, digamos assim, pegadinhas típicas de discursos e promessas de campanha?

Quantos votaram nele por motivos exclusivamente ideológicos, associando-os a um apoiador de Bolsonaro, como Eguchi de fato é?

Quantos terão ficado sensibilizados com a impressão, transmitida pelo discurso de Eguchi, de que ele, caso venha a eleger-se prefeito de Belém, vai passar o dia inteiro, todos os dias, correndo atrás de corruptos para prendê-los?

Quantos serão capazes de dizer qual é, de fato, a capacidade política de Eguchi para formar legitimamente sua base de apoio na Câmara Municipal, ele que nunca, jamais, em tempo algum, exerceu qualquer mandato eletivo e nenhum cargo administrativo de relevância, além, é claro, das suas estritas funções profissionais de delegado de carreira?

A partir de 20 de novembro, recomeça no rádio e na TV o horário eleitoral, que vai se estender até o dia 27, portanto a dois dias da eleição.

Espera-se que, com mais tempo para expor suas ideias, desta vez dispondo o mesmo disponível reservado a Edmilson, o candidato do Patriota tenha condições de mostrar-se melhor, de explicitar em maior profundidade suas propostas, de indicar com maior concretude que, sim, ele está preparado, capacitado e inteiramente habilitado para governar uma cidade tão complexa como Belém.

É preciso Eguchi deixar claro que a transparência, a integridade ética, a limpidez moral são requisitos indispensáveis a qualquer cidadão, sobretudo e principalmente aqueles, como Eguchi, que aspiram a ocupar um cargo público da maior relevância.

Isso tudo é muito, claro. Mas não é tudo.

Há muito mais que precisamos aferir entre as qualidades decisivas, definidoras do perfil minimamente exigido para um candidato que pretende comandar administrativamente um município.

Belém aguarda ansiosamente que Eguchi seja capaz de transmiti-las de forma convincente.

E o outro? - E Edmilson, dirão vocês?

Edmilson é amplamente conhecido.

Você adora Edmilson Rodrigues?

Você tem, ou não, razões para adorá-lo.

Vou o odeia?

Você tem, ou não razões, para odiá-lo.

Você é capaz de relevar os extremos e adotar um juízo mais racional sobre Edmilson?

Você tem elementos bastantes para formar esse juízo mais ponderado.

Porque Edmilson, para o bem ou para mal, é amplamente conhecido.

Eguchi, esse não.

Ele ainda é um desconhecido.

Por isso, Belém precisa e quer conhecê-lo.

Porque, como já dito, a questão que se apresenta no momento é singela: quem é Everaldo Eguchi?

10 comentários:

Anônimo disse...

É um cidadão que queria comandar o Ibama para aliviar para os ruralistas na Amazônia. Deixar a boiada passar como já disse o atual ministro do Meio Ambiente. Ele derrotou os neopentecostais após ter o apoio irrestrito dos pentecostais. Ele pousa de paladino como se não estivesse nem aí para o judiciário.

Pedro do Fusca disse...

Eguchi o nosso Prefeito, sei que não é isto que esta imprensa comprometida quer.

AHT disse...

”A liberdade de eleições permite que você escolha o molho com o qual será devorado.”
Autor: Eduardo Galeano, escritor uruguaio (1940-2015)
----------------------------------------------------------


Eleições também pregam peças e causam decepções.
Gente tranquila, tudo indicando normalidade e... Surpresa!
Um desconhecido sem dizer para que veio surge como
Candidato no 2º turno e apoiado pelo Mito das lives, um
Hábil causador de conflitos e ligeiro em desdizer ministros.
Intrigados se perguntam, “Onde erramos, Belém?”



AHT
16/11/2020

AHT disse...

PONTOS DE VISTA


Pontos de vista, quanto mais, melhor!
Opiniões divergentes? Ótimo!
Ninguém é tão desconhecedor que não
Tenha o que ensinar, opinar ou sugerir.
O bom senso leva às decisões adequadas – se,
Sabedoria e razoabilidade buscam o exequível.

Divergências, se respeitadas, enfraquecem equívocos e
Exortam certezas que não se descuram do óbvio e rigor.

Vivificar a Democracia, dever irrenunciável e indelegável.
Infundir essa condição para todos é um dever de todos,
Somente assim garantiremos o direito à Liberdade.
Trabalho, prosperidade e bem-estar são possíveis, sim!
A Democracia se fortalece onde não há corrupção.


AHT
14/11/2020

AHT disse...

É no nascedouro que se impede uma ditadura começar a crescer e se agigantar


Quando os desejos e atitudes ditatoriais de um governante afloram, seguem em ritmo crescente à medida que a submissão e a passividade de seus principais subordinados não permitem contesta-lo e, assim, ao obedecerem as desatinadas ordens, iniciam e amplificam para escalões abaixo a implantação de controles e manipulação do povo, levando-o também à submissão e passividade. Em consequência, tragédias previsíveis e evitáveis começam e seguem acontecendo em ritmo crescente.

Uma ditadura só começa a findar quando o ditador descobre que não pode ordenar ao grão para crescer e o povo com fome começa a dar sinais de revolta. Mas, como toda regra tem exceções...


AHT

15 de Novembro de 1.889, Proclamação da República do Brasil


.

kenneth fleming disse...

Além da importância de sabermos quem é Eguchi, também é importante sabermos O QUE JÁ FEZ OU FAZ em relação aos temas sociais, quais suas atividades comunitárias, quais suas bandeiras, se já foi goleiro de algum time do Parazão, etc, etc. Creio que não basta "combater a corrupção", mote óbvio de todo e qualquer cidadão. Ser goleiro, arquiteto ou delegado é profissão inerente ao indivíduo. Precisamos saber quais as bandeiras que levanta, o que defende e o que recrimina. Qual o "modelo" de família ? O que acha dos direitos LGBTQs ? Vai obrigar as empresas das latas de sardinha enferrujadas a colocar ar condicionado? Vai concluir o centenário projeto de dragagem de Belém?

kenneth fleming disse...

E concluo : acho que esse Eguchi é o Vice presidente Hamilton Mourão disfarçado, querendo testar sua viabilidade eleitoral. Só faltou aquela despropositada máscara com o símbolo do Flamengo.

Unknown disse...

Everaldo Eguchi:é um delegado federal. E tem muitas propostas pra Belém, é só pesquisar a Entrevista que ele fez pra Liberal Entrevista. Ele ele fala várias propostas. E a questão sobre ele combater a corrupção, quando ele fala em COMBATER a CORRUPÇÃO, ele se refere não DELE "prender" os corruptos, mais sim DE FAZER ALGO CONTRA OS CORRUPTOS! O que é ? Bom, ele é um Del.Federal. Deve saber fazer algo contra eles. já que ele prendeu vários políticos corruptos. Ou então você quer que eu vote no EX-PREFEITO DE BELÉM, QUE QUANDO PREFEITO,Em 2016, Edmilson Rodrigues foi condenado por improbidade administrativa por causa de irregularidades na área da educação durante sua gestão na prefeitura de Belém, de 1997 a 2005. Segundo o juiz Cláudio Henrique Fonseca de Pina, da 1ª Vara Federal do Pará, o ex-prefeito teria sido condenado pela falta de licitação na compra de livros didáticos (cerca de 14 mil exemplares) e por desvio de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A sentença de Edmilson Rodrigues foi a devolução integral de 306.973 reais de danos causados aos cofres públicos, e uma multa de 50% sobre o valor a ser devolvido. O juiz também determinou a suspensão dos direitos políticos do deputado pelo prazo de oito anos. Edmilson Rodrigues recorreu sobre a decisão e se pronunciou publicamente sobre a rigidez da sentença, assinada 13 anos após o término de sua gestão em Belém, demonstrando um posicionamento cético sobre as finalidades da condenação, dada em período pré-eleitoral.
Iai? o que você me diz meu caro? NÃO É ÓBVIO QUE EU DEVO VOTAR NO EGUCHI? OU VOCÊ NÃO VIU O QUE O EDMILSON (EX-PREFEITO DE BELÉM) FEZ QUANDO ERA PREFEITO DE BELÉM? #EGUCHI51

gualber disse...

Eguchi é um completo despreparado, foi colocado na posição de postulante a prefeito, mas não sabe de nada da cidade.

Anônimo disse...

EDMILSOM,NUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUCA