segunda-feira, 9 de março de 2020

Novo livro de jornalista expõe a violência ambiental na Amazônia

O jornalista Paulo Roberto Ferreira lança nesta quinta-feira (12) o livro “O Apagador de Floresta”, primeira trabalho de ficção do autor, que já assina obras como “Encurralados na Ponte’, lançado ano passado, em Belém.
O livro, ricamente ilustrado com desenhos do artista plástico Paulo Emmanuel, chegará ao público pela editora Paka-Tatu, que promoverá uma sessão de autógrafos às 18h na Rua Bernal do Couto nº 785, bairro do Umarizal.
A nova obra nasceu de fatos reais e revela um tal de Bellini, personagem desesperado para se livrar do seu instrumento de destruição, a motosserra, após ter varrido do mapa imensas áreas de florestas em todos os continentes.
O conto tem o ritmo da reportagem e deriva da experiência do autor, que tem uma trajetória de grandes coberturas jornalísticas sobre os mais diversos problemas da Amazônia – do desmatamento ao conflito agrário que, “a rigor, se entrelaçam; um deriva do outro, numa miríade de fatos muitos conhecidos: grilagem, expulsão de colonos – não raro assassinados, trabalho escravo, massacre de índios, garimpo ilegal. E grandes obras, como barragens hidrelétricas. Tudo com origens conhecidas e graves consequências para o homem e o meio ambiente”, diz Paulo Roberto.
O conto relata também as relações de “negócio” com militares e o recrutamento de trabalhadores pelos “gatos”. Um dossiê também usado como instrumento de pressão e uma misteriosa capa de violoncelo são alguns dos elementos da ficção que trafegam ainda pela Mata Atlântica, berço e laboratório do personagem, países amazônicos e outros dos demais continentes. Trazida para a atualidade, a obra acaba alertando para o momento crítico que o país atravessa no campo do meio ambiente, e que reforça personagens muito parecidos com o “apagador de floresta”.

Com informações da Assessoria de Imprensa

2 comentários:

Paulo Roberto Ferreira disse...

Obrigado, Paulo Bemerguy pelo registro do lançamento do meu livro. Forte abraço

Poster disse...

Mande sempre