sábado, 14 de dezembro de 2019

Para Mourão, uma crueldade só é uma crueldade quando repetida muitas vezes


Muito, mais muito mesmo, curiosas as conveniências ideológicas às quais adere vice-presidente da República, Hamilton Mourão, para relativizar ou minimizar as torpezas da ditadura.
Em entrevista ao site Huffpost Brasil, Mourão falou sobre o Ato Institucional número 5 (AI-5), considerado pelos historiadores como a medida mais dura da ditadura militar, na qual se constituiu uma espécie de carta branca para o governo punir os opositores políticos. O vice afirmou que é preciso ver quantas vezes o ato, que permitiu fechar o Congresso Nacional e cassar parlamentares, foi efetivamente usado.
Traduzamos, pois.
Para o general Mourão, uma crueldade, para ser uma crueldade, é preciso ser repetida muitas vezes.
Um estupro constitucional, para ser um estupro constitucional, precisa de reiterações infinitas.
Uma agressão a princípios básicos da democracia - como a independência do Poder Legislativo e o respeito à livre vontade popular –, para que alcance essa dimensão, precisa ser uma agressão que se repita muitas vezes.
O AI5 fechou o Legislativo.
Cassou mandatos de mais de 300 políticos.
Estabeleceu a censura prévia.
Abriu caminho para a figura do senador biônico (que não era eleito).
E levou ao êxtase –a um êxtase orgásmico, digamos assim – os porões da ditadura, que se viram chancelados a pôr em prática seu AI5 extralegal, torturando e matando opositores da ditadura.
Mas Mourão acha que tudo isso foi muito pouco para que tenhamos tanto horror ao AI5.
Credo!

2 comentários:

Pedro do Fusca disse...

Só foram presos, quem guerreou contra o Governo Militar e este pessoal deveria até hoje estarem na cadeia. Só lerem o depoimento sincero e honesto de Fernando Gabeira um dos subversivos para ver quais eram os fins deste movimento. Na minha família ninguem foi preso ou torturado e vivi os melhores anos de minha vida onde se tinha respeito, ordem e não isto que vemos hoje inclusive na justiça onde quando o bom policial prende a justiça solta, onde se prende documentos como no caso do Vice Governador do Estado e o STF na maior cara de pau manda devolver tais possiveis provas do roubo da merenda escolar. Este é o País que estamos vivendo graças a este Congresso e STF mancomunado com a corrupção e desordem.

Anônimo disse...

Vdd,ver o queiroz ,livre,leve e solto.So na democracia se ver essa balbúrdia.