segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Decisão do STF pode representar reviravolta no caso em que Gueiros Neto é acusado de ter assassinado a mulher



Uma decisão do Supremo Tribunal Federal, tornada pública no dia 10 deste mês, pode representar uma reviravolta no caso envolvendo o advogado Hélio Gueiros Neto, denunciado pelo Ministério Público e pronunciado pela Justiça do Pará, em decisão de primeira instância, a ser julgado pelo Tribunal do Júri sob a acusação de ter assassinado por asfixia mecânica, na madrugada de 27 de maio de 2015, em Belém, sua mulher Renata Cardim.
A defesa de Gueiros Neto informou, nesta segunda-feira (14), que o STF, por decisão do relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, determinou que o réu seja interrogado. Com isso, foi anulada decisão de primeiro grau da Justiça, que tinha decidido pela pronúncia do advogado (nas imagens, trechos da decisão). “Portanto, o juiz que estiver responsável pelo processo poderá receber os esclarecimentos que são fundamentais no caso e, então, ter outra decisão, podendo inclusive determinar a absolvição sumária de Hélio Gueiros Neto”, afirma o advogado de defesa, Roberto Lauria.


Com a decisão, a defesa afirma que vai ter nova oportunidade de ressaltar a necessidade de a Justiça analisar e levar em consideração os laudos oficiais e depoimentos de profissionais renomados e experientes, que constam do processo. Hélio Gueiros Neto sempre negou ter sido o autor da morte da mulher e sustenta que ela morreu de causas naturais, em decorrência da ruptura de aneurisma da aorta abdominal.

“Justiça Seja Feita”
No início de agosto deste ano, depois que, a pedido de sua própria defesa, a Justiça derrubou o sigilo que envolvia o processo, Gueiros Neto criou um site, o Justiça Seja Feita, que tem o objetivo, segundo afirma, “de dar transparência e acesso público aos laudos oficiais, provas e informações sobre a causa mortis de Renata Cardim.
"Essa decisão do STF reflete aquilo que temos notado e afirmado já há algum tempo: existe uma resistência a ouvir e conhecer a defesa de Hélio Gueiros Neto. Por prejulgamentos, as pessoas simplesmente se recusam a aceitar a verdade, se recusam a compreender os laudos técnicos que confirmam a causa mortis como natural e a acusação tenta calar a defesa. Por isso, recorremos ao STF, que felizmente compreendeu e concordou com nossa argumentação. Agora, passamos a ter a garantia do interrogatório no tempo correto, para que o Hélio possa se defender, que analisados com base na razão, não deixam dúvidas de que não existe um crime e sim uma lamentável morte identificada como causa natural", afirma o advogado Roberto Lauria.

Nenhum comentário: