segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Liturgia para sacralizar



Mesmo com exuberância de denúncias, de fatos, e a forte evidência de suspeição se transformar em provas, há um determinado tipo de mídia, que trabalha com tendências maniqueístas, acredita e leva a sério, o que outros jornalistas falam do ex-presidente Lula, vai muito além das fronteiras do ridículo. Acham que essa situação piorou há mais ou menos quatro anos. Que uma orquestração de massacre midiático está em curso. Acreditam que o ex-presidente tem sido caçado e é vítima de um patético complô. E para que seja preso, não serão necessárias provas, bastarão apenas fatos distorcidos de maneira repugnante. E se houver provas, talvez tenham sido devidamente criadas ou plantadas. Enquanto os acusadores se locupletam de acusações requentadas e inverossímeis, o acusado tem de provar sua inocência. Vale tudo. E, mais, Lula será julgado, condenado e execrado em praça pública. Quanta ingenuidade.
E, fazem um grande teatro. Afirmando que a leviandade jornalística em paginas corrente é a mesma que sustentou, por um bom período, os anos de chumbo. Que a anestesia aplicada sobre a população foi duradoura, pois, até hoje, se propaga que os militares foram os mais honestos administradores deste país. Fazem blague, falando que o ridículo do atual momento numa linha que eles dizem ser realista e corajosa, que nas gestões do ex-presidente terá o registro de que nunca houve ganho social com a administração petista, ou que os pobres nunca deveriam ter saído de seu lugar. Acreditam que as suspeitas levantadas até o momento para incriminar Lula deveriam provocar gargalhadas, não indicasse esse enredo o desastre intelectual e moral do qual sequer escapam governo e PT. Mesmo assim, cai a máscara.Cômico, para não dizer trágico.
Pergunta-se: por que o ex-presidente tem se reunido mais amiúde com a cúpula petista tanto dos conselhos do PT quanto do Instituto Lula? Elas tiveram curiosa reversão de expectativas nos últimos dias. Nos dois casos foi dito que o governo tem até junho para mostrar sinais de recuperação da economia. Segundo relatos de participantes da reunião, Lula afirmou que a partir do segundo semestre a economia precisa avançar. “Aí não vai ter povo para defender”, disse aos integrantes do conselho e do Instituto. Ele teme a falta de apoio popular. Nessa reunião, o presidente do PT, foi obrigado a desmentir uma nota oficial assinada por ele mesmo, dizendo que não fora discutida uma linha de defesa do presidente Lula. Vale dizer que esse recuo representa uma estratégia alinhavada pelos advogados do ex-presidente para parecer que ele não está fragilizado.
À medida que se aprofundam as suspeitas sobre a atuação e envolvimento do ex-presidente em negócios polêmicos, remetendo a relações não genuínas com empresas investigadas e condenadas na Operação Lava Jato, tem chamado a atenção de advogados à atuação ostensiva do Instituto. Juristas com acesso ao processo da Lava Jato alertaram ao PT, para a delação devastadora do lobista Fernando Moura comprometendo Lula que é citado em delações no petrolão e responde a suspeita de corrupção passiva nos casos do tríplex e do sítio em Atibaia (na foto).
Na verdade, o que interessa, é blindar o ex-presidente. Provido de um discurso velho e surrado, a tropa de choque do PT entra em campo para tentar defender Lula, mas diante das investigações da Lava Jato não será fácil desconstruir as evidências de que o petista possa ter sucumbido às tentações do poder. Por ocasião do aniversário de 36 anos do PT, Lula disse que o partido cometeu erros. Mas não admitiu os próprios.
Nesses 12 anos de governo, o PT não conviveu com a sinceridade. O governo não erra. Aliás, “se erra” como admitiu recentemente, erra pouco, sem maldade, por ingenuidade ou por falta de memória – e tudo tem conserto. Erra porque foi vítima. Seus amigos, como José Dirceu, também sempre acertam. Faz sentido. Enfim, o que eles querem, é impor uma liturgia para sacralizar o ex-presidente.

-----------------------------------------

SERGIO BARRA é médico e professor

4 comentários:

AHT disse...

AS TRÊS DIMENSÕES DO BRASIL

I - TERRENO NO PARAÍSO, OU PARAÍSO TERRENO?

PAÍS DA FANTASIA

Muitos arco-íris no País da Fantasia!
Potes e potes de ouro, quanta euforia!
Fenomenal e incessante intercâmbio
entre o Público e o Privado.
Incrível Universo Paralelo,
onde os pais não tem varinhas de marmelo.
Lugar repleto de mancomunados,
todos em êxtase e comemorando,
"Oba, oba!
Esqueçam o tempo de comer
só coco, buchada e farinha de aipim,
porque nunca antes neste país foi tão assim...
Oba, oba!
Assim tão generoso!
Basta encontrar e bajular O Cara poderoso!
Oba, oba!
Somos agraciados!
É dinheiro e caixa dois por todos os lados!"


II - QUE PAÍS É ESSE?

PAÍS REAL

Ah, e o povo? Respeitado, bem assistido?
No que depender do Público...
Pode rir, cantar e até votar no autor de "Florentina"!
Manipulado, enganado, roubado, violentado...
Às vezes, diante do Público
aceita se vender, ou de seus Direitos ser privado.
Conformado, resmunga,
"É a nossa cruz...
assim deusqué,
né mesmo, Florentina de Jesus?"


III - Monteiro Lobato, disse: "Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar."

PAÍS DA SAUDADE

Ai, que saudade do tempo de criança...
Que saudade do Sítio do Pica-Pau Amarelo,
Lá ouvíamos histórias,
fazíamos estrepolias, ríamos,
comíamos marmelada de banana,
bananada de goiaba e
goiabada de marmelo...
Que saudade daquele maravilhoso Universo Paralelo...

RESUMINDO...

"Felicíssimos privilegiados são os agraciados com o Direito de viver e usufruir o melhor das três dimensões do Brasil."

Trocando em miúdos,

SER SUSTENTADO PELO PAÍS DA FANTASIA,
IMPUNE E SEM PAGAR IMPOSTOS NO PAÍS REAL,
SONHANDO FEITO CRIANÇA NO PAÍS DA SAUDADE!

AHT disse...

QUALQUER DIA

Quanto riso, oh, quanta alegria!
Uma grande máscara caiu no salão.
A colombina ficou com o ( ) na mão!
Lula, o Rei da Picardia, finalmente mostra a cara desnuda.
Quase chorando, sentindo-se atordoado pela própria armação,
Um discurso inicia para os milhões de foliões. Que ironia,
E contando com apoio dos seus asseclas, mas até esses
Riem da desgraça do agora ex-chefe, o ex-rei da picardia.

Demora, tarda mas chega o dia fatal para os
Impostores e cruéis sanguessugas dos Milhões de Honestos.
Até que enfim esse dia está a bater na Porta da Nação!

(Será?...)

AHT
20/02/2016

Nota: "Qualquer coincidência é mera realidade." rsrsrs...

Anônimo disse...

Getúlio, Juscelino , Jango e agora Lula. Sempre que um presidente, com todos seus erros e acertos, pende mais para a maioria a caçada sob o estandarte da moralidade é implacável.

Exemplo de Igualar Desiguais: De Anônimo Para Anônimo disse...

Para o Anônimo - 23/2/16 11:51, minha réplica: Getúlio e Juscelino podemos até considerar Estadistas, Jango não foi e Lula está longe de ter sido. Então, essa de igualar os desiguais para justificar o ponto sujo fora da curva não cola mais para a maioria da população brasileira. Ainda bem que não conseguiram deletar o Virtual Estandarte da Moralidade do Arquivo da História do Brasil.
Disso isso, aguardo a sua tréplica, Caro Anônimo - 23/2/16 11:51.