quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

TV Cultura lança documentário colaborativo sobre o Círio



A TV Cultura do Pará lança nesta quarta-feira, dia 9, às 18h30, no Cinema Olympia, o documentário “Outubro. Segundo Domingo”, que reúne vídeos produzidos por internautas durante o Círio de Nazaré. O resultado é o primeiro filme colaborativo sobre a maior festa religiosa da América Latina. O lançamento é aberto ao público e tem entrada franca.
“Outubro. Segundo Domingo” tem 26 minutos de duração e reúne vídeos de mais de 30 realizadores. “Recebemos material de Belém, de São Paulo, dos Estados Unidos e da Europa. A ideia era justamente mostrar como é o domingo do Círio a partir de vários olhares, desde a madrugada até o final do dia”, explica Lari Ribeiro, produtora do projeto, roteirista e diretora do documentário.
Além de mostrar cenas da procissão de domingo, os realizadores registraram outros aspectos do Círio, como o café da manhã oferecido aos fiéis pela Assembleia de Deus, o tradicional almoço reunindo familiares e amigos, a festa da Chiquita, o cansaço após a maratona de eventos. Foram mais de seis horas de material postado nas redes sociais com a tag #MeuCirioEAssim ou enviado à Cultura Rede de Comunicação por meio do site do projeto.
Algumas pessoas gravaram depoimentos pessoais, revelando um pouco da sua intimidade. “Hoje em dia nós gravamos tudo, existe essa cultura audiovisual muito forte. O interessante do filme colaborativo é mostrar algo que apenas um realizador não conseguiria, essa multiplicidade de olhares genuínos”, diz Larissa.
“Outubro. Segundo Domingo” também contou com a parceria de alunos dos cursos de Multimídia e Design, do Iesam, e Cinema e Artes Visuais, da UFPA. O projeto foi inspirado no filme “Life in a Day”, realizado em colaboração com o Youtube, pelo cineasta Kevin McDonald, que reuniu vídeos enviados por pessoas do mundo inteiro no dia 24 de julho de 2011 e, a partir desse material, criou um documentário sobre um dia comum no planeta Terra.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: