quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A TAM tinha mesmo razão. E agora, o que dirá a Infraero?




Vejam só como é a parada, meus caros.
E não é que a TAM tinha razão?
E não é que a voadora estava prenhe e plena de razões quando alegava que a pista principal do Aeroporto de Val-de-Cans estava inoperável em dias de chuvas, quando se formavam lagoas no local de pousos e decolagens.
Todo mundo com ódio da TAM – inclusive o blog -, e a TAM cheia de razão, recusando-se a operar durante quatro ou cinco dias, turbinando a ira de trocentos passageiros que se concentravam em frente a seus boxes.
Pois é.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu razão à TAM ao determinar que a pista principal do aeroporto não deverá ser utilizada por nenhuma aeronave em dias de chuva, quando a lâmina d’água estiver acima dos padrões toleráveis e admissíveis.
E agora, fazer o quê?
Agora, é a Infraero tem que aterrissar na transparência.
Precisa explicar se a empresa responsável pelas obras na pista 06/24 do aeroporto de Belém será chamada à responsabilidade por não ter executado direito os serviços para os quais foi contratada.
Deem uma olhadinha nas imagens acima.
Mostram a ata da sessão pública do pregão que selecionou a Geoplan Engenharia Ltda. para executar serviços de engenharia para recuperação parcial dos revestimentos asfálticos e pavimento da pista de pouso e decolagem da pista principal do aeroporto.
Valor dos serviços: R$ 5.670.000,00. Exatamente isto. Sem tirar nem pôr.
Não é pouco dinheiro. Realmente não é.
Em seu site, a Geoplan diz o seguinte:

A pista de um aeroporto é diferente da pista de uma rodovia. A primeira exige uma performance melhor do que a de rodagem. E fazer a manutenção da pista de pouso/decolagem é o segredo para mantê-la em boas condições e adiar os reparos tradicionais, muitas vezes mais caros. A Geoplan é referência nacional nessa área.

Pronto.

“Referência nacional nessa área”, a Geoplan deverá, acredita-se, dispor de razões convincentes para explicar por que motivo os serviços na pista de Val-de-Cans não prestaram.

5 comentários:

Anônimo disse...

Mas foi feito o serviço? Ou a Infraero enrolou?

Anônimo disse...

Eu continuo com ódio da TAM. Eles deixam os passageiros jogados no aeroporto como se fôssemos lixo.
A companhia tem que tratar os clientes com respeito e informar o motivo de tudo.

Anônimo disse...

Trabalhei por longos anos na COMARA-Comissão de Aeroportos da Região Amazônica Órgão do Comando da Aeronautica cuja sede é em Belém-Pa., e antes de a INFRAERO ser gerido por politicos era esta que fazia no passado a maioria das obras nas pistas de pouso, inclusive o prolongamento desta pista 06/24 e nunca deu problema nenhum. Agora gerido por ptralhas a Infraero certamente nem deve ter consultado quem tem capacidade para fazer estas obras. Por sinal houve fiscalização nesta "obra"? A TAM tinha razão e foi esculhambada.

Anônimo disse...

Demissão dos responsáveis, já!

Anônimo disse...

Paulo, não dá para voce descobrir quem foi o fiscal desta obra? Como a INFRAERO aprovou este serviço? Ai tem!