quinta-feira, 24 de março de 2011

PSOL mobiliza em favor da moralização da vida pública

O PSOL ainda não está totalmente convencido de que perdeu, de todo, a guerra em defesa do mandato da senadora Marinor Brito, que terá de ceder seu lugar a Jader Barbalho (PMDB), depois da decisão de ontem, do Supremo Tribunal Federal (STF), que por 6 a 5 entendeu não ser válida, para a eleição do ano passado, a Lei da Ficha Limpa.
Muito embora o partido considere que não haja meios para reverter a decisão do STF, os psolistas avaliam que chegou a hora de intensificar ainda mais a pressão popular sobre o Judiciário - inclusive e sobretudo o próprio Supremo -, para que julgue sem contemplações e sem formalismos casos envolvendo corrupção na vida pública.
Setores do partido já se movimentavam, ontem mesmo, para deflagar uma campanha de mobilização em defesa da Lei Ficha Limpa, por considerá-la um instrumento eficaz para contribuir no saneamento da vida pública brasileira.
Apesar da decisão de ontem do STF.

6 comentários:

Anônimo disse...

O Estado democrático de direito deve prevalecer, pois a constituição federal é o pacto maior da sociedade. Porém, não podemos jamais esquecer, que Jáder é ficha suja e desse julgamento moral ele é CULPADO, não havendo ministro que reverta isso na história.

Anônimo disse...

A LEI DA FICHA LIMPA VALE PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES
Isto é o que importa a partir de agora. Eis, me parece, os alvos e as circunstâncias que devem ser miradas para avançar no processo social, político e jurídico que visa alcançar melhor qualidade no que diz respeito a futuros candidados à cargos públicos eletivos.
Sob este ponto de vista, portanto, a Lei da Ficha Limpa está valendo e é constitucional, conforme afirmado pelo Supremo Tribunal Federal.Com efeito, a cidadania e a sociedade civil, em geral, tem uma tarefa de altíssima importância a partir de agora,pois depois deste julgamento, acredito que nunca mais o processo eleitoral e os candidatos à cargos públicos eletivos serão fichas sujas. Temos, por fim, a tarefa de utilizar com grande intensidade a Lei da Ficha Limpa. Temos a força, vamos utilizá-la seja no plano preventivo e seja no plano repressivo a candidatos fichas sujas. Demais a mais,cumpre lembrar, que mesmo nas eleições recentes o eleitor excluiu de sua escolha muitos candidatos ficha suja...

Anônimo disse...

A luta contra os fichas sujas na política é de toda a sociedade.Não é só do Psol.

Anônimo disse...

É lamentável, muito lamentável, deixar figuras tão reconhecidamente nocivas à sociedade, retornarem, alvissareiras, para mandatos eletivos. O pior é que são 8 anos para os senadores. Isso significa dizer que um bom número de políticos incorrigíveis vão continuar nas mas altas esferas se locupletando, fugindo da justiça e rindo do contribuinte. Para esse caso - Fichas Sujas - que mal seria Emendar a Constituição?

Anônimo disse...

Pergunta que não quer calar no meio do povo brasileiro: porque o STF não julga logo os processos, que são muitos, contra o Jader Barbalho? Seria condenado, com certeza. E isso evitaria que ele assumisse o cargo de senador e, se o fizesse, poderia ser cassado. Assim, a sociedade e a política ficariam livres desse porta-estandarte da corrupão. Será uma vergonha para o Pará, vê-lo novamente no senado, de onde saiu por conta de sua má fama.

Anônimo disse...

Está certo o Supremo, a lei não pode retroagir, mas como o novíssimo senador terá novamente foro privilegiado, está mais que na hora do STF ter coragem de julgar e fazer justiça, ele mesmo colocando na cadeia que faz jus a isso.