quinta-feira, 24 de março de 2011

Os conceitos pessoais de justiça

Do leitor Getúlio Theixeira, sobre a postagem Indignada, Marinor Brito ataca a corrupção:

Não quero entrar no mérito da questão, mas eu não entendo por que toda vez que há um julgamento, a parte desagradada com o resultado afirma que houve injustiça.
O ser humano é inerentemente egoista e individualista. Será que justiça é apenas o que me agrada, o que me beneficia? Será?
Onde está o princípio do contrário?

7 comentários:

Anônimo disse...

Não é a isso que se chama "jus esperneandi"?
Então, enquanto os outros senadores acataram pacificamente a decisão do STF, a Marinor esperneoou de todo jeito. E esse direito ela deve à democracia, garantida pela nossa Constituição.
Imagine, se ela iria espernear desse jeito na Líbia e em Cuba, que ela tanto defende.
Portanto, Marinor, víva nós.

Anônimo disse...

É verdade: a ex-senadora Marinor deve se conformar às decisões da mais alta Corte da Justiça, que, nas democracias avançadas, exerce o papel de fazer a revisão da Constituição (judicial review).

Em Cuba e Líbia, o conceito de judicial review simplesmente inexiste na estrutura do Estado.

Anônimo disse...

Quando foi a favor de Marinor ela não reclamou, quando a lei foi cumprida ela esta esperneando. Ela deveria dese agora fazer campanha para as proximas eleições para a Camara Municipal!

Santareno disse...

Concordo com o comentário de que quando foi pra favorece-la ,pois foi a ultima colocada no pleito, a Lei valia , nem outra eleição queria ; Agora vem dizer que a decisão é injusta... Quem tem que se redimir é Justiça Eleitoral que permite candidatos participarem do pleito com pendências jurídicas.Mandou bem o Ministro Fux , a Constituição tem que ser respeitada

Anônimo disse...

Quer entender essa oscilação acerca do conceito e percepeção de justiça para os envolvidos? Leia Roberto Ramos de Aguiar, O QUE É JUSTIÇA, UMA VISÃO DIALÉTICA. A obra é bastante esclarecedora em que pese o viés esquerdista.

Anônimo disse...

Engraçado é que a constituição só é seguida ao pé da letra pra beneficiar os "poderosos", mas quando é pra se fazer justiça de fato, ela é pisoteada, veja o caso dos concursados que são humilhados pelos governos que não querem respeitar a Constituição!

Anônimo disse...

É batata: pra criticar, os estúpidos usam Cuba e Líbia como exemplo, como quando diziam que comunistas comiam criancinhas. Melhorem o nível, por favor!