terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Ana Júlia pode unir PT e PSDB contra ela

Então é assim.
A três dias de expirar seu mandato, Sua Excelência a governadora Ana Júlia Carepa está próxima, muito próxima de unir a juventude militante contra o seu governo.
Ana Júlia está perto de conseguir um feito como nunca antes, jamais, em tempo algum um governo petista conseguiu no Estado do Pará.
Qual é esse feito?
Unir as juventudes do PT e do PSDB, além de outros partidos e entidades aparentemente inconciliáveis.
Por quê?
Porque todos estão contra a forma como foi eleita a representação dos membros da sociedade civil no Conselho de Juventude do Estado do Pará (Cojuepa) e sua mesa diretora.
A eleição ocorreu no último dia 17 de dezembro.
Com o mandato expirado, publicou-se um edital de convocação que, segundo os jovens, desrespeitou o regimento interno aprovado em 2007 e a lei que criou o órgão, de 2006, proposta no primeiro governo Simão Jatene e aprovada pela Alepa.
Resultado: se a governadora publicar o decreto nomeando os novos membros e a mesa, o novo governo vai anular.
Em consequência, Ana Júlia acumulará mais um desgaste - entre tantos - desnecessário nessa última semana de sua gestão.
E a sociedade civil dos jovens não aceita o processo da forma como foi conduzido.
No frigir dos ovos, dez entidades apoiam o que foi feito e mais de 50 não.
Entre as juventudes partidárias, existem seis partidos contra e dois - apenas dois - a favor do que foi feito.
Isso se traduz também no futuro das políticas públicas, eis que o Conselho é um mediador, impulsionador e articulador delas nos Estados, considerando, na conta dos partidos, bancadas de vereadores, deputados e prefeituras.
Leiam a seguir duas notas remetidas para o blog.
Uma é do PSDB.
Outra tem a adesão, acreditem, da Juventude do PT e da Juventude da CUT, entre outras 51.

---------------------------------------------

Vamos garantir a democracia no Cojuepa

A Juventude do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) do Pará considera a eleição da representação dos membros da sociedade civil no Conselho de Juventude do Estado do Pará (Cojuepa) e de sua mesa diretora, ocorrida no último dia 17, ilegal e ilegítima, e não reconhece o referido processo.
Com o mandato expirado, publicou-se um edital de convocação que desrespeitou o regimento interno aprovado em 2007 e a lei que criou o órgão, de 2006, proposta no primeiro governo Simão Jatene e aprovada pela Alepa.
Essa eleição sem representatividade, sem envolver o conjunto dos movimentos juvenis, sem abranger todo o Estado do Pará, realizada a toque de caixa a duas semanas de terminar o atual governo, contraria os princípios democráticos que devem nortear um espaço desse tipo, para desenvolver políticas públicas, direitos e oportunidades para a nossa juventude tão carente. Princípios estes que respeitamos em 2006, quando um amplo acordo político, envolvendo todas as ideologias, baseou a representação da sociedade civil.
Realizado assim, o Cojuepa sai frágil para ser o grande órgão deliberativo, propositor e fiscalizador das políticas de juventude que serão implementadas no segundo governo de Simão Jatene.
A JPSDB, nesse sentido, não medirá esforços para realizar uma eleição democrática e participativa, que fortaleça o Cojuepa e as políticas de juventude no Estado do Pará, no princípio de 2011.

Atenciosamente,
RAIMUNDO RODRIGUES DA SILVA
Presidente Estadual da JPSDB-PA

----------------------------------------------

Nota da juventude paraense à sociedade

Os movimentos, entidades e organizações juvenis abaixo-assinadas não reconhecem a eleição da representação da sociedade civil e da mesa diretora do Conselho de Juventude do Estado do Pará (Cojuepa), ocorridas no dia 17 de dezembro de 2010, devido aos seguintes elementos:

1- O desenvolvimento das políticas públicas de juventude no Pará, com o fortalecimento do Cojuepa, estão acima das disputas políticas e o caminho nessa direção é o da pactuação, que considere a força, a representatividade diversidade das juventudes políticas e sociais, assim como a legitimidade das urnas.
2- As eleições foram realizadas em curto espaço de tempo, não teve caráter estadual, o envolvimento do conjunto dos movimentos , entidades e organizações do estado, a pactuação política e nem o respeito ao seu regimento interno e à lei que o instituiu. Foi imposta a toque de caixa, o que gerou a fragilidade político-social para sustentar o processo e o pretexto para sua anulação pelo novo governo, inclusive com a justificativa para uma deformação completa da composição do Cojuepa.
3- Além disso, vivenciamos um quadro de dispersão das juventudes: a natural de fim de ano, a dispersão pela derrota eleitoral, a dispersão ocasionada por o Cojuepa ter estado com mandatos da mesa e da composição da sociedade civil expirados há um ano, a dispersão derivada do seu esvaziamento decorrente desse mandato vencido, etc. Fazer um processo nos termos em que aconteceu, é uma completa irresponsabilidade com o órgão, com as políticas públicas de juventude, com os movimentos juvenis e com os jovens beneficiados por essas iniciativas e não pode ser aceito por nós.
Por isso, exigimos a realização de novas eleições, democráticas e participativas, de abrangência realmente estadual, que possibilite um Cojuepa valorizado e reconhecido, bem como o desenvolvimento dos direitos e oportunidades para a juventude paraense.
A juventude, pelo bônus demográfico vivenciado pelo Brasil, assentado na quantidade expressiva inédita de jovens na população economicamente ativa, é estratégica para o desenvolvimento e imprescindível num projeto político. E deve ser, portanto, tratada com a seriedade correspondente.

ASSINAM:
1. Juventude do PT
2. Juventude do PMDB
3. Juventude do PR
4. Juventude do PV
5. Juventude da CUT
6. Juventude da União Geral dos Trabalhadores - UGT
7. Pastoral da Juventude - PJ
8. Comissão de Jovens da FETAGRI
9. União Paraense dos Estudantes - UPES
10. FAOR/Grupo de Trabalho da Juventude
11. Instituto Universidade Popular – UNIPOP
12. Fórum Estadual de Juventude Negra
13. Centro de Defesa da Criança e do Adolescente - CEDECA
14. Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua – MNMMR
15. Odem Demolay
16. Revista VIRAÇÃO
17. Rede Sou de Atitude (PA)
18. MOCAMBO
19. Rede de Jovens Vivendo com HIV/Aids
20. Fórum Metropolitano de Hip Hop
21. Núcleo de Educação popular - NEP
22. Grupo GUETO
23. Rede Afro LGBT
24. Conexão Feminina/Hip Hop
25. Associação de Lésbicas e Mulheres Bissexuais
26. Panacéia Jovem Ativa - PANJA
27. Juventude Empreende
28. Juventude Geração Cultura
29. União da Juventude do Campo e da Cidade - UJCC
30. Instituto Juventude - IJ
31. Instituto Social Brasil Amazonia - SBRAM
32. Instituto Nação Jovem
33. Instituto Ação Jovem
34. Instituto Amazônico
35. Instituto para a Educação de Etnia e Diversidade na Amazônia - IEEDA
36. Instituto de Desenvolvimento Humano Integral - DHI
37. Instituto Educacional Jadim Verdejante
38. Instituto Parque das Palmeiras.
39. Associação Beneficiente Fazendo um Amanhã Melhor – FAM
40. Movimento Cultural do Tapanã – MOCULTA
41. Grupo de Mulheres do Benguí - GMB
42. Identidade Humana
43. Pró-grêmio Madre Celeste
44. Associação de Músicos de São Brás
45. Federação dos Atores do Pará
46. Associação de Taekwondo do Pará
47. Torcida Jovem Fla (PA)
48. Torcida “Remista”
49. Torcida “Piratas Azulinos”
50. Juventude Cabocla Socialista do Pará -JCSP
51. Juventude Revolucionária Democrática

8 comentários:

Anônimo disse...

A governadora não tem nada a ver com essa trapalhada, ela é de responsabilidade exclusiva do Coordenador de Juventude da SEJUDH, Guilherme Abrahão, e do ex-diretor da UNE, Rodrigo Morais, que sonha em ser vereador em 2011, usando o Conselho como trampolim.

Anônimo disse...

Esses moleques não se cansam de expor a Ana Júlia, quererem desgastá-la ao máximo, avexarem-na em praça pública, só pra satisfazer interesses mesquinhos?
Pelo amor de Deus, o governo terminou, ela conseguiu recuperar parte de seu capital político apesar da derrota, parem!!! Parem pelo amor de Deus! Coloquem rédeas nesse meninos pelo menos dessa vez, no apagar das luzes!

PS.: Essa molecada a que me refiro são os jovens dessa tal DS...

Anônimo disse...

PB,
Essa eleição desrespeitou a lei que criou esse Conselho, de 2006. Esses despreparados elegeram entidades sem CNPJ, obrigação segundo a norma para entidades da sociedade civil terem assento.
Não tem nem base jurídica. Duvido que o Botelho assine embaixo disso.

Anônimo disse...

não tem "adesão" da juventude do PT. a juventude petista é a primeiríssima signatária da nota, contra o GOLPE, não contra a Ana Júlia, que é inocente nessa história, refém da incompetência e da irresponsabilidade.

Anônimo disse...

Poster tenha certeza de que o Governo tem coisa muito mais importante para fazer nessa reta final do que se preocupar com essas querelas.
Poderia, sendo um assunto menor, até encaminhar se fosse um posicionamento unitário dos jovens. Mas nesse contexto de eterna crise, realmente é incocebível.

Anônimo disse...

Bonito!
Os espertões que fizeram essa eleição oportunista, nas coxas, com um audível "dane-se" à Governadora Ana Júlia, cumpriram um belo papel pra fortalecer a direita e o PSDB no movimento juvenil.
Aplausos para o JENIOS!

Anônimo disse...

A Ana Júlia podia aproveitar a oportunidade e exonerar por 3 dias quem queria ser noemado por 3 dias às custas do desgaste dela...

AS FALAS DA PÓLIS disse...

A DS ainda vai ganhar o OSCAR do ano em trapalhadas!