terça-feira, 26 de outubro de 2010

“Vou telefonar pra dra. Ellen Margareth, pro prefeito...”



Candidata à reeleição pela “Frente Acelera Pará”, a governadora Ana Júlia (PT) acelera.
Desta vez, acelera junto com os taxistas.
No dia 19 deste mês, Sua Excelência encontrou-se num hotel da Capital com mais de 100 dirigentes de cooperativas e de associações de taxistas de Belém e Ananindeua.
Eles representavam 5.500 profissionais da área e, segundo notícia disponível no site de campanha da governadora, “foram à reunião confirmar o voto no 13, no próximo dia 31 de outubro.”
Pois é.
A matéria disponível no site omite um trechinho da reunião.
É pequeno, mas interessante.
Cliquem aí em cima para ouvir o áudio.
Observem o trecho que vai de 2 minutos e 42 segundos até 3 minutos e 20 segundos, mais ou menos.
Aumentem bem o volume para ouvirem.
Prestem atenção quando Sua Excelência conclama os companheiros taxistas a adornarem seus carros com “qualquer coisa vermelha” – seja adesivo, bandeira, lenço etc. – capaz de vincular a preferência deles à candidatura petista.
Alguém da plateia objeta que, se os taxistas fizerem isso, serão reprimidos pele CTBel.
Aí, Ana Júlia deixa de ser candidata e vira governadora.
Mas virando governadora, não deixa de ser candidata (hehehe).
A governadora-candidata diz então que a CTBel não vai fazer nada, não.
“Eu vou telefonar pra dra. Ellen Margareth, pro prefeito...”, diz a governadora.
Ellen Margareth, no caso, é Ellen Margareth Souza, a nova superintendente da CTBel, que já se impôs o desafio de visitar, um por um, todos os pontos de táxis de Belém para tentar pôr ordem no caos.
E o prefeito, a que a governadora se refere?
É ele, o Huno.
Porcino Huno, o devastador, mais conhecido por Ducioimar Costa, aliado fiel – fidelíssimo – da governadora.
Nada contra a candidata Ana Júlia fazer seus proselitismos político-eleitorais.
Nada contra.
Ela é candidata.
E candidato precisa de votos, ora bolas.
Mas convém discutir duas coisas – nada irrelevantes, ressalte-se.
A primeira: se a sugestão da governadora aos taxistas implica de fato uma ilegalidade que, por ser ilegalidade, a CTBel precisa reprimir, é cabível, é admissível ela, a governadora, maior autoridade do Estado, valer-se do relacionamento institucional-político-eleitoral que tem com o Município de Belém para induzi-lo a se eximir do poder de polícia que legalmente possui para reprimir ilegalidades? Pode isso? Isso pode?
A segunda: táxi é uma concessão pública; os taxistas, nesse sentido, podem ser assediados, podem ser cooptados a fazer campanha política para quem quer que seja?
Sabe-se lá.
Mas é provável, muito provável, que o Ministério Público Eleitoral saiba.
Esse áudio ainda vai chegar por lá.
Se é que ainda não chegou.

18 comentários:

Anônimo disse...

Pra vocês verem até que ponto chegou o desespero da governadora. Um absurdo, uma afronta, mandar os taxistas cometerem uma irregularidade só pra colocar o vermelho nas ruas de qualquer maneira. E o pior: ainda proteger da irregularidade usando a sua influência de maior autoridade do Estado. Sem dúvida, um caso para o Ministério Público Eleitoral agir e a Justiça Eleitoral punir.

Anônimo disse...

Engraçado...ainda não vi nenhum taxi com bola vermelha ou similar, no entanto tenho visto muitos taxis com uma bola amarela.Isso pode?

Anônimo disse...

Como eleitora e cidadã comum gostaria muito de saber por que o Ministério Público ou a Justiça Eleitoral não tomam medidas diante de tantas denúncias de utilização da máquina pública, de pressão sobre categorias e uso do poder econômico nestas eleições? O que mais é preciso para que os que têm a missão de fiscalizar façam o seu trabalho? Todos os dias lemos notas em jornais, como a que deu conta de que a governadora está convocando todos os recém concursados contratados pelo Estado para uma reunião no Hangar onde pretende pressionar para que votem nela no dia 31; ou a que informou que os funcionários públicos estaduais estão sendo liberados no expediente da tarde para que façam campanha para a reeleição da governadora petista; agora essa história com os taxistas. E vejam: está tudo registrado nos jornais, em gravações e mesmo assim nada é feito. Não dá para ficar parado assistindo esse espetáculo sem nada fazer. Como cidadãos, esperamos que as autoridades exerçam seu papel!

Unknown disse...

Cara, essa áudio ta muito ruim
não consegui entender nada
fica meio difícil provar algo com um áudio desse.

Anônimo disse...

égua será?
Acho pouco provável que a governadora comenta uma gafe em dessa em tempo de eleição.
tem que melhorar o som pra gente entender, tá perecendo o ET Bilu hehehehehehehehe
Acho que esse post é fail

Anônimo disse...

Nessas horas tem cumpanheru que até fica surdo...hehehe

Anônimo disse...

querer ná marra empurrar essa denuncia aos 45 do segundo turno é uma safadeza do PSDB.
pq não posta uma prova que realmente comprove. essa gravação ta ruim

Anônimo disse...

Meu irmão Alberto, só tu, petista até a alma pra não entender, compreender, ouvir, decifrar. Basta olhar o local onde a candidata está, que nesse local tem atitudes ilegais.

Anônimo disse...

Os taxista estão bagunçando Belém: querem parada de táxi em tudo que é lugar; constroem verdadeiros escritórios em pleno passeio público; os taxistas do aeroporto ocupam todo o acesso para embarque e desembarque, fora o fato de que eles pensam que são pilotos - já viram os táxis dessa cooperativa correm pelas vias de Belém?? Ainda por cima não usam taxímetro, mas uma tabela que é olho da cara. Alguém tem de colocar ordem nessa bagunça!!

Anônimo disse...

O anônimo das 8:26 com certeza é da coligação "Acerola Pará".

Anônimo disse...

Engraçado, toda eleição os taxistas enchem seus carros com uma bolotona amarela e ninguém nunca falou ou fez nada.

Anônimo disse...

Mas o que mais me chamou atenção nesse aúdio foi quando nosso desgovernadora relata que teve de viajar a Bahia para pedir empréstimo ao presidente do Banco do Brasil para o Via Metrópole, já que, segunda ela, o estado não tinha dinheiro para nada. Por que não pediu pros seus amigos Lula e Dilma?? Agora entendi porque perdemos de sediar a copa em nosso estado.

Anônimo disse...

A coisa não pára por aí.

Deem uma olhada neste decreto publicado no DOE-PA de hj.

Haja feriadão para tentar aumentar a abstenção tucana nas urnas no domingo.

Amarelinhos, votem cedo, depois corram pra praia.


DECRETO Nº 2.579, DE 25 DE OUTUBRO DE 2010

Estabelece ponto facultativo nas repartições públicas integrantes da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, e dá outras providências.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO PARÁ, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 135, inciso V, da Constituição Estadual, e

Considerando o disposto no art. 238, da Lei Estadual nº 5.810/1994, que consagra o dia 28 de outubro ao servidor público estadual;

Considerando a importância de homenagear os servidores que se dedicam em desempenhar suas funções em prol da melhoria dos serviços públicos prestados à comunidade;

Considerando ainda o interesse do serviço e o princípio constitucional da economicidade;

R E S O L V E:

Art. 1º Transferir para o dia 29 de outubro de 2010, as comemorações alusivas ao Dia do Servidor Público do Estado do Pará.

Art. 2º Fica facultado o expediente nos órgãos estaduais da administração direta e indireta no próximo dia 1º de novembro de 2010, efetuando a compensação uma hora por dia no dias 3, 4, 5, 8, 9 e 10 de novembro do mesmo ano.

Parágrafo único. Os órgãos estaduais das áreas de arrecadação, saúde pública e defesa social estabelecerão, nos dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2010, escalas de serviços de servidores, a fim de que o atendimento à população não sofra solução de continuidade.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO DO GOVERNO, 25 DE OUTUBRO DE 2010.

ANA JÚLIA DE VASCONCELOS CAREPA
Governadora do Estado

Julho Quaresma disse...

No conjunto dos comentários anteriores, algumas colocações me chamam a atenção e ao esforço de responder certos questionamentos:
1º Um anônimo pergunta por que as autoridades eleitorais não punem a Governadora pelos "absurdos" que vem cometendo nesta campanha. Ora caro Anônimo. a resposta é simples, basta você procurar entender porque o processo contra Jatene e Almir dormita nas gavetas de uyma certa Juíza do STF. Para lhe ajudar no raciocínio, transcrevo aqui a matéria publicada nos jornais de maior circulação no País, da lavra do Analista Político Claudio Humberto que assim diz: “Almir e Jatene poderão fazer companhia a Jader como os novos 'fichas sujas.'
Cassado recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa, o candidato ao Senado pelo Pará Jáder Barbalho (PMDB) não deve ficar por muito tempo solitário em seu Estado como portador do estigma de Ficha Suja. Jáder poderá ganhar em breve a companhia dos ex-governadores Almir Gabriel (sem partido) e Simão Jatene (PSDB). Os dois paraenses, aliados no passado e hoje adversários, respondem a processo antigo no mesmo TSE e, se depender da vontade do procurador-geral Eleitoral, Roberto Gurgel, terão o mesmo destino de Jader, ou seja, passarão à condição de inelegíveis pelos próximos oito anos. Mas a sorte de ambos depende do voto da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, relatora (a sexta) do caso que está sob sua apreciação. Almir Gabriel e Simão Jatene são acusados de grave violação à Lei Eleitoral (9.504/97): transferência de cerca de R$ 60 milhões, por meio de uma chuva de convênios (mais de 500) a municípios paraenses, em 2002, dois meses antes das eleições para governador. Gabriel era governador e principal cabo eleitoral de Jatene, então um apagado seu secretário – mas que foi eleito, na avaliação da coligação "Frente Trabalhista", que representou contra os dois, justamente por conta do abuso de poder econômico. No caso, a transferência dos recursos do Estado a dezenas de municípios paraenses, dois meses antes da eleição, foi operada com claro intuito eleitoreiro, é expressamente proibida pelo artigo 73 da Lei Eleitoral.
www.claudiohumberto.com.br”
Outra questão é a que diz respeito a negativa da FIFA em acolher Belém como sede da Copa 2014. Ora, meus caros, como podem vocês imaginar que Belém poderia suplantar Manaus na escolha da FIFA. Somos um Estado ( e uma Cidade) que, desde as refregas entre o Alacid e o Jarbas Passarinho, mergulhamos na fase negra do nosso crescimento, do nosso desenvolvimento. Os governos que se seguiram são, INEGAVELMENTE, os responsáveis pela decisão da FIFA. Nesse período, enquanto Manaus prosperava, inclusive sob a batuta de paraense Eduardo Braga, nos governos de Jader, Gueiros, Almir e Jatene, além de outros mais pretéritos, mais e mais nos afundamos, mais e mais nos transformávamos no “anus” da Amazônia. Como querem vocês, agora que Ana Julia fizesse em 3 anos e meio de governo, tudo o que poderia ter encantado a FIFA e que deveria ter sido construído no decorrer da sucessão de governos aos quais me reporto (sem falas na naqueles que os antecederam: Moura Carvalho, Aurélio do Carmo, Barata e outras figurinhas mais).
Ora, minha gente, a política construtiva não pode se desenvolver sob a égide do fanatismo, como querem, a qualquer custo, os Tucanos.
Calma Tucanos! Calma.
Fazer política sem um mínimo de equilíbrio e, flagrantemente, divorciado do senso da razão não os promove como eventuais agentes comprometidos com o bem da sociedade.

Anônimo disse...

"a política construtiva não pode se desenvolver sob a égide do FANATISMO..."
Os petistas discursando sobre FANATISMO?
EH RUIM HEIN?

Anônimo disse...

Inha! Inha! Inha!
Ana Júlia é rainha!!! Eheheheheheh!!!

Anônimo disse...

Caro Julho Quaresma.

Depois desta sua esplanação posso entender que, após o governo, quando tudo isso tiver passado, a nossa atual governadora deverá então responder a processos e entrar na lista dos "fichas sujas"? Afinal, da forma como você tão bem justificou, os atos irresponsáveis que ela tem cometido hoje podem ser alvo, amanhã, de investigações, denúncias e julgamentos até mesmo no Supremo. Da minha parte, espero que isso venha mesmo a acontecer, mas ainda preferia que os governantes pensassem de forma mais ética e moral enquanto estão no poder, e que não ficassem justificando seus atos pelos atos dos outros.
Quanto a esta questão da FIFA, isso é conversa pra boi dormir. Foi durante os anos do PSDB no governo do Pará que a capital Belém mais teve investimentos em equipamentos e infraestrutura, como o aeroporto, o mangueirão, a macrodrenagem, o hangar, o mangal, a estação das docas, o crescimento da hotelaria e tantos outros que, sem dúvida nenhuma, credenciavam a cidade para receber a Copa. O que houve foi pouca credibilidade do Governo e um projeto precário que não poderia mesmo ser aprovado pela FIFA. Afinal, para receber um evento internacional desse porte, grandes obras teriam que ser feitas dentro de um cronograma previamente aprovado e a administração estadual, infelizmente, não conseguiu provar que seria capaz de fazê-lo. Digo isso com tristeza, pois com isso o Estado e Belém perderam investimentos que poderiam representar um grande salto de qualidade em direção ao futuro. Uma pena!

Anônimo disse...

Prezado Anônimo das 18:37,

Gostei dos seus comentários a respeoto do quanto escreveu o Julho Quaresma: Uma obra prima em matéria de tró-lo-ló, como verbera o derrotado Serra.
Não concordo com muito do que diz o Julhomas, convenhamos, qual a sua opinião a respeito do que disse o jornalista Claudio Humberso sobre o processo que rola no STF. Esse papo de que Jader, Jatene e Almir são farinha do mesmo saco. Fichas Sujas, de fato.
E aí, será que depois de julgado o Jader, o processo de Jatene a Almir desencalha?
Que acha o preclaro comentarista?